Depois que o Conselho Federal de Medicina autorizou, em caráter de excepcionalidade, o uso da telemedicina para atendimento de casos de Covid-19, a plataforma Missão COVID (www.missaocovid.com.br) foi criada para abraçar a causa reunindo médicos com CRM ativo de todas as especialidades e realizar atendimento gratuito da população pela internet. Até o momento já são cerca 250 médicos que aderiram ao projeto como voluntários.
Para utilizar como paciente, basta acessar o site, fazer um breve cadastro e aguardar que um dos médicos entre em contato por chamada de vídeo para fazer as devidas orientações àqueles que possuem sinais e sintomas que levem a suspeita do Covid-19. O tempo de espera até o atendimento é de cerca de 10 minutos.
O objetivo da ação é atender a população para evitar o deslocamento desnecessário aos hospitais, o que acabaria por sobrecarregar o sistema de saúde, principalmente o público. Sendo assim, qualquer pessoa que esteja com dúvidas e até mesmo sintomas relacionados ao Corona vírus pode obter auxílio de maneira simples, prática e sem sair de casa.
Sem fins lucrativos e com médicos voluntários, o Missão COVID tem o objetivo de prestar assistência à saúde por meio da tecnologia e da humanização neste momento sem precedentes na história.