Barreiras Sanitárias passam a coletar mais dados de visitantes
O governador de São Paulo, João Dória, disse nesta sexta-feira, 17, durante coletiva, que respeita a decisão dos municípios turísticos de limitar a entrada de visitantes como forma de prevenir a disseminação da Covid-19. Neste feriado prolongado de Tiradentes, ele mais uma vez pediu para que os paulistas fiquem em casa e não viajem.
Desde o início da quarentena, em 24 de março, os hotéis das estâncias do Circuito das Águas não recebem hóspedes. Algumas cidades turísticas estão fiscalizando motoristas que passam pelas entradas, e outras, como as do litoral, impedindo a entrada de carros de outros municípios.
Hoje, a Prefeitura de Águas de Lindóia adotou novas medidas de controle nas Barreiras Sanitárias, que passaram a funcionar em 22 de março. Neste fim de semana, as barreiras serão instaladas no Portal e nos Francos. A preocupação das autoridades de saúde é com o volume de pessoas que pode vir para a região neste momento.
Será feita uma triagem mais específica das pessoas que não residem na cidade, com objetivo de coletar mais dados dos visitantes. Além de medir a temperatura, os agentes farão diversos questionamentos como se apresentou sintomas gripais, de onde veio, para onde vai e quanto tempo pretende ficar no destino (mesmo que Águas de Lindoia não seja o destino final). “A ideia e ter mais informações para tomar qualquer decisão que se faça necessária”, informou a assessoria de imprensa.
Até então os agentes nas barreiras faziam a aferição da temperatura e orientavam os visitantes sobre a doença.