A Secretaria de Saúde de Águas de Lindoia atualizou o boletim epidemiológico nesta segunda-feira, 27, e agora são cinco casos confirmados de Covid-19. A paciente é uma mulher de 49 anos que está internada na Unicamp.
No sábado, 25, a paciente fez uma postagem em sua página no Facebook informando sobre a doença e que seria internada. Dois casos são investigados (as pessoas já não apresentam mais sintomas) e oito foram descartados.
Quem teve contato com pessoas infectadas devem procurar atendimento médico apenas se aparecer sintomas como febre persistente e falta de ar.
A recomendação da Secretaria de Saúde do município é que caso tenha sintomas de gripe, mantenha isolamento domiciliar.
Outras recomendações são:
– Caso apresente os sintomas de gripe, mas não tenha febre persistente e falta de ar, o paciente com Covid-19 deve permanecer 14 dias (a partir do dia em que os sintomas começaram) em isolamento. Após este período o paciente já não apresenta risco de transmissão da doença;
– A aplicação de testes para Covid-19 obedece a protocolos de saúde e é realizado apenas em pacientes que apresentam sintomas persistentes;
– Testes rápidos realizados antes do sétimo dia de contágio têm alto índice dos chamados “falsos negativos” e “falsos positivos” – ou seja, podem apresentar resultados que não correspondem a condição real do paciente. Siga sempre a orientação das autoridades de saúde.