O Governador João Doria anunciou que haverá luto oficial em todo o Estado de São Paulo em respeito e pesar às vítimas fatais do coronavírus. Até o início da tarde desta quarta, eram 7.921 mortes provocadas pela Covid-19 em todo o país, com 3.045 óbitos em São Paulo.
“A partir de amanhã, teremos luto oficial em todo o Estado de São Paulo. Lamentavelmente, ultrapassamos 3 mil mortos com coronavírus, é o maior volume da história do Estado em uma circunstância de menos de 60 dias”, declarou o Governador.
“Em respeito às famílias e amigos destes que perderam vidas, será um gesto de solidariedade. E, lamentavelmente, daqueles que ainda vão perder as suas vidas”, acrescentou Doria.
O decreto de luto oficial será publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta (7) e valerá até que a crise sanitária seja superada. Com o texto em vigor, as bandeiras hasteadas em todas as repartições públicas e instituições de ensino devem permanecer a meio mastro, em homenagem à memória dos mortos pela Covid-19.
O número de mortos em São Paulo por COVID-19 subiu 7% em apenas um dia. Em relação a infectados, o total chegou a 37.853 casos – aumento de 10% em relação ao dia anterior – confirmados de pacientes com Covid-19 nos 645 municípios paulistas.
A taxa de internação em leitos de terapia intensiva destinados a pacientes de Covid-19 era de 67,2% em todo o Estado, mas subiu para alarmantes 86,6% na Grande São Paulo. O número de internados por suspeita ou confirmação da doença era de 3.404 em UTIs e 5.197 em enfermarias em todas as regiões do Estado.
São Paulo permanece como epicentro da pandemia do coronavírus no Brasil. O país registrava nesta quarta um total de 114.715 casos confirmados de Covid-19.
As taxas de isolamento social somaram 47% em todo o Estado e 48% na capital na última terça (5) – o índice considerado ideal é de 70%. O decreto estadual de quarentena em São Paulo está em vigor até o próximo dia 10.