Com a confirmação do primeiro caso positivo de Covid-19, o prefeito de Jacutinga, Melquíades Araújo, decidiu barrar a entrada de turistas na cidade a partir de segunda-feira, 18. Todos ônibus e vans que chegarem ao município serão informados sobre a decisão e impedidos de entrar na cidade.
Moradores de cidades vizinhas que trabalham em Jacutinga e prestadores de serviços terão a entrada liberada desde que apresentem algum documento que comprove.
As barreiras sanitárias serão montadas em quatro pontos: no distrito de Sapucaí, na divisa com o Estado de São Paulo; na saída para Ouro Fino, próximo à Verallia; na saída para Albertina, próxima a antiga Cerâmica dos Raphaelli; e na saída para Pinhal, proximidades do Abatedouro Municipal.
Quem estiver em trânsito para outras cidades não será impedido de seguir viagem. Toda a ação terá apoio da Polícia Militar que irá trabalhar em parceira com a Prefeitura de Jacutinga.
CASOS SUSPEITOS
Além do caso confirmado, há quatro suspeitos, conforme explicou o secretário de Saúde, Pedro Aguiar, em uma rede social na noite de quinta-feira. São pessoas que moram em outras cidades e estiveram em Jacutinga.
Dois pacientes estão internados em Mauá. Outra pessoa com suspeita de Covid-19 mora em Pouso Alegre, e tem quadro estável. A quarta pessoa, que não ficou claro onde mora, esta sendo monitorada e caso piore será transferida.
O secretário informou que a mulher testada positivo para o coronavírus, que mora em São Paulo, mas esta na casa de familiares em Jacutinga, teve contato com um possível infectante há 15 dias, que ela está bem, em monitoramento e medicada.
No boletim desta sexta-feira, 15, a prefeitura informou um total de 9 suspeitos. Também incluiu dois casos confirmados de Covid-19. Além do caso de ontem, semana passada um jovem de 27 anos com comorbidades internado em Campinas morreu devido à doença. Segundo familiares, ele se contaminou no hospital.