O governador João Doria pretende antecipar o feriado estadual da Revolução Constitucionalista, celebrado em 9 de julho, para a próxima segunda-feira, 25, para que os índices de isolamento social subam e ajudem a suavizar a transmissão do coronavírus. O projeto de lei já foi enviado para análise da Assembleia Legislativa, em regime de urgência.
A medida do Governo do Estado complementa propostas da Prefeitura de São Paulo, que pediu à Câmara Municipal autorização para antecipar dois feriados municipais, que seriam remarcados para quarta (20) e quinta (21). Com a possível antecipação de feriados, a meta é criar uma sucessão de dias em que o isolamento social iguale ou supere o índice mínimo de 55%.
Caso os vereadores aprovem o pedido da Prefeitura de São Paulo e a Assembleia Legislativa vote a favor da proposta do Estado, tanto o Prefeito Bruno Covas como o Governador João Doria decretarão ponto facultativo para o funcionalismo público na sexta, 22. O objetivo é encadear seis dias com altas taxas de isolamento social para que a transmissão do vírus seja contida de forma mais eficaz na capital.
O estado de São Paulo chegou a 63.006 casos confirmados de Covid-19 e 4.823 mortes pela doença nesta segunda-feira, 18. Os óbitos são 25% do número de mortes total no país, que atualmente é de 16.118.