Foi lançado neste domingo, em meio a uma forte discussão sobre Fake News, um portal que reúne casos em que notícias falsas levaram a morte, linchamento e pânico. O site www.noticiafalsamata.com.br apresenta ao usuário dados, depoimentos e reportagens que visam alertar os brasileiros que o debate sobre o tema não pode ser ideologizado.
Nas redes sociais, o debate tem sido acirrado em função do Projeto de Lei 2630/2020, que deve ser apreciado no Senado na próxima terça-feira, 2 de junho, e a ação do STF de combate às Fake News.
Segundo os idealizadores do projeto NOTÍCIA FALSA MATA, o objetivo é dialogar com quem está fora da bolha política, da polarização e do extremismo. Ao resgatar casos reais de violência, linchamento, mortes e pânico, a iniciativa quer chegar às casas de todos os brasileiros com outra visão de um problema real e que leva à morte de inocentes, ainda mais em tempos de pandemia, quando promessas milagrosas de cura ou combate ao coronavírus se propagam numa velocidade jamais vista.