Ícone do site Tribuna das Aguas

Energia vital: a glândula do timo

Esta pequena glândula encontra-se bem no meio do peito, 7 cm embaixo da cavidade do pescoço. É o ponto de ligação dos sentimentos. A palavra vem do grego “thymos” e significa ENERGIA VITAL. O timo controla toda a corrente energética do corpo e corrige distúrbios. É a ligação entre corpo e espírito. Pelo comportamento mental do homem ela é afetada da mesma forma como por cargas oriundas de doenças ou pensamentos negativos.

A glândula do timo sadia e ativa significa saúde radiante e representa uma arma para estimular o sistema imunológico.

Ideias negativas (medo, ódio, inveja) têm mais poder sobre o timo do que vírus ou bactérias.

O timo fica tentando reagir e enfraquece. Em compensação, ideias positivas conseguem dele uma ativação geral (fé, confiança, coragem, força de vontade).

No caso de doença grave e estresse, o timo encolhe muito. Após a morte, é apenas minúsculo, pois falta totalmente a energia vital. Outrossim, o timo apresenta um nível de funcionamento nitidamente mais baixo no caso de fumantes e outros viciados. O mesmo se aplica-se a pessoas, cujos corpos estão carregados com toxinas, tais como toxinas do meio ambiente, toxinas medicinais e de suplementos alimentares.

“O timo reflete a nossa vontade de sarar. Quando essa glândula é fraca, pode- se concluir que a nossa vontade de sarar é insuficiente. A nossa energia não é bastante forte para possibilitar o processo de cura. Este conhecimento se comprovou de grande valor na prática clínica. O médico, em primeiro lugar, deve preocupar-se com a ativação da vontade de sarar do paciente.” (Diamond “A Força Curadora das Emoções”)

 

“O maior erro no estudo de doenças é que existem médicos para o corpo e médicos para a alma, sendo que ambos não podem ser separados.” Platão (427 – 347 a.C.)

Como ativar o timo?

O nível de funcionamento do timo pode ser aumentado com um simples tratamento. Para essa finalidade, ele é percutido diretamente no terço superior do esterno (meio do peito).

Pela manhã ao levantar ou à noite antes de dormir ou em qualquer situação que requer fortalecimento do ânimo, proceder da seguinte maneira:

  1. Fique de pé, os joelhos levemente dobrados. A distância entre os pés deve ser a mesma dos ombros. Ponha o peso do corpo sobre os dedos e não sobre calcanhar, e mantenha toda a musculatura bem relaxada. (Respirar fundo).
  2. Feche qualquer uma das mãos e comece a dar pancadinhas contínuas com os nós dos dedos no centro do peito, marcando o ritmo assim: uma forte e duas fracas pancadinhas. (A outra mão deve ser colocada no plexo solar). Continue fazer essa percussão, no mínimo 10 a 12 vezes, com ênfase e plena convicção.

Alguns exemplos de frases de motivação:

“Eu amo, acredito, confio, eu sou grato e corajoso.”

“Eu sou forte e sadio, sinto-me muito inspirado.”

“Eu estou em total paz e amor para mim e os outros.”

“Mereço ser feliz.”

“Tenho fé inabalável que novos caminhos abrir-se-ão para mim.”

“Eu ativo as minhas energias e todas as minhas forças de auto cura.”

O exercício estará atraindo sangue e energia para o timo, fazendo-o crescer em vitalidade e beneficiando também pulmões, coração, brônquios e garganta.

Então, vamos ativar o nosso “médico interior”!

Estudos intensivos em base internacional mostram que os glóbulos brancos do sangue necessitam de contínuo abastecimento com vitamina C e zinco para poder defender o nosso organismo com sucesso.

Quanto à vitamina C, o professor austríaco Hademar Bankhofer, jornalista de medicina e renomado autor de livros sobre saúde, recomenda a seguinte salada de pimentão e salsinha:

Preparo: Cortar 3 pimentões em listras, misturando-os com 3 colheres de sopa de cebola picada e 4 colheres de sopa de salsinha picada. Misturar tudo com um pouco de azeite, vinagre de maçã, suco de limão, sal, pimenta e mel. Efeito imunológico: Pimentão e salsinha possuem muita vitamina C. Um pimentão possui tanta vitamina C como 7 limões. Um maço de salsinha contem mais vitamina C que 1 kg de laranjas.

Quanto ao zinco, indispensável para os glóbulos vermelhos do sangue, dos ossos, do tecido ocular e do pâncreas, recomenda-se a ingestão de produtos naturais, tais como pão integral, germes de trigo, alface, aspargo, vagem, água mineral, manteiga, queijo, ricota, leite, nozes, frutas cítricas, sardinhas, ostras e aves. Efeito imunológico: a inclusão regular no seu cardápio dos alimentos citados garante o abastecimento suficiente com zinco.

Publicado no sábado, 31 de janeiro de 2009 no Jornal Tribuna das Águas por Elsa Kalder – estudiosa de saúde holística
Sair da versão mobile