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Lindoya Verão lança galão de 5 litros com menos PET na composição

Nova embalagem reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade

Reforçando seu compromisso com a sustentabilidade, a Lindoya Verão lança galão de água de 5 litros que utiliza 20% a menos de PET na sua composição, quando comparado com outros produtos similares disponíveis no mercado. Com a proposta de também trazer mais praticidade para o consumidor, a nova embalagem é mais ergonômica e seu gargalo apresenta diâmetro e vazão menores que os usuais, o que propicia mais conforto na hora de servir. “Estamos sempre em busca de soluções para reduzir a quantidade do PET nas nossas embalagens, sem perder de vista a necessidade de que todas as características e qualidade da água mineral sejam preservadas até chegar à mesa do consumidor”, comenta Cesar Dib, diretor executivo da Lindoya Verão.

O novo galão faz parte da linha Lindoya Verão Sense, criada com o propósito de buscar soluções pautadas pela consciência em relação ao meio ambiente e pelo uso de recursos naturais. Assim como as outras integrantes da linha Sense, as embalagens de 510ml e 240ml, o galão de 5 litros possui design diferenciado em baixo relevo que remete a elementos da natureza. Além de mais leve, a embalagem é compactável, ou seja, após o uso, basta amassar a garrafa antes do descarte, o que faz com que ela ocupe menos espaço. Outro diferencial é em relação à redução da geração de CO2, já que a embalagem oferece um ganho logístico de 20% no transporte.

O lançamento do mais novo integrante da família Sense vem ao encontro de tendências no que se refere à logística reversa. Dados da Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet) mostram que o Brasil reciclou 55% das embalagens de PET descartadas pela população em 2019. O desempenho brasileiro é superior ao de países desenvolvidos, como os Estados Unidos, por exemplo, que reciclam 29% de suas embalagens PET.

Ao lançar um galão que, além de mais leve, permite a compactação com as mãos, a Lindoya Verão pretende incentivar o consumidor direcionar a embalagem adequadamente para a reciclagem, já que o fato de ser compactável faz com que seu volume seja bastante reduzido, facilitando o descarte nos locais de coleta de recicláveis.

 

Compromisso com a sustentabilidade

A sustentabilidade é um dos principais valores da Lindoya Verão, o que faz com que a empresa esteja sempre em busca de iniciativas responsáveis que reduzam o impacto no meio ambiente, o que se reflete no fato de a empresa não retirar da natureza nenhuma gota de água a mais do que o necessário para a sua produção.

A consciência ambiental e o investimento em alta tecnologia, permite que a empresa esteja sempre à frente na busca por embalagens sustentáveis adequadas a cada momento de consumo. A empresa foi a primeira do setor a lançar no Brasil a garrafa compactável, em 1997. Em 2016, a Lindoya Verão lançou a linha Sense, com embalagens mais leves e que utilizam menos PET em sua composição e, que acaba de ganhar mais um integrante.

A curto prazo, a empresa assumiu o compromisso de utilizar um percentual de resina reciclada padrão alimentício, já aprovado pelo FDA e ANVISA, em suas embalagens. As embalagens com essa resina estão em fase de teste e devem começar a circular em breve.

 

Selo eureciclo

Outra preocupação da marca é buscar alternativas para o descarte adequado e a destinação efetiva das embalagens dos seus produtos para a reciclagem. Com base nisso, a Lindoya Verão é optante do selo eureciclo, de compensação do impacto ambiental. Essa compensação consiste em destinar de forma ambientalmente correta uma quantidade de resíduos equivalente à quantidade das embalagens que a empresa coloca no mercado.

O sistema de compensação ambiental com o qual o selo trabalha funciona por meio de uma plataforma que rastreia os dados da cadeia de reciclagem no Brasil. Essa plataforma certifica o trabalho das cooperativas de reciclagem por meio de notas fiscais, a fim de garantir que os materiais recicláveis estão sendo destinados corretamente aos recicladores finais. Esses dados são contabilizados de modo a garantir que não exista dupla contagem, na qual duas empresas dizem ter reciclado a mesma tonelada de material.

A partir do momento em que as marcas informam quantas toneladas de plástico, vidro, papel ou metais geraram com a venda dos seus produtos, o selo eureciclo calcula a sua pegada ambiental equivalente. Com base nesse valor, as marcas pagam pelo serviço ambiental de forma proporcional à quantidade de embalagens que vendem, adquirindo o crédito de logística reversa equivalente. O pagamento pelo serviço é destinado às cooperativas de reciclagem que comprovam que estão operando formalmente e reciclando resíduos equivalentes, em massa e material, aos das embalagens. Assim, as empresas recebem o selo, que é inserido em suas embalagens para informar ao consumidor o engajamento com a reciclagem, e o certificado que comprova sua adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

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