Não é raro encontrar fios e cabos soltos pelas ruas e calçadas de Águas de Lindoia. A fiação traz riscos a pedestres e pode causar acidentes sérios. A morte de um motociclista de 21 anos, na Avenida Brasil na noite de domingo, 19, expôs o problema de uma maneira trágica.
Além dos fios de energia elétrica, os postes servem como suporte para cabos de telecomunicação, e foi um desses cabos que vitimou o motociclista.
Dois dias antes do acidente, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Águas de Lindoia havia notificado a concessionária de telefonia para fazer os reparos na Avenida Brasil. Segundo informou a assessoria de imprensa da prefeitura, a notificação foi feita por e-mail no dia 17 de julho, às 12h14.
Mais fios soltos
Alguns moradores do Jardim Lazari encaminharam ao jornal fotos e vídeos que mostram cabos de telefonia caídos no asfalto, entre as Ruas Guilherme Avelar e João Alberto Conti.
De acordo com moradores, há mais de uma semana eles pedem providência para a Vivo, mas até o momento nada foi feito.
“Eles vão esperar acontecer outro acidente levando mais vítimas? A Vivo está cada dia pior não está nem aí para nossa cidade”, desabafou o morador em mensagem enviada pelo Whatsapp.
Notificações
Embora a fiscalização dos serviços de produção, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica seja de competência da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Secretaria de Obras notifica as concessionárias de energia elétrica e de telefonia para que realizem reparos.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, as notificações são feitas sempre que os problemas são identificados pelos técnicos da prefeitura.
O município é responsável pela manutenção da iluminação pública. A manutenção da rede elétrica (baixa ou alta tensão) e de telecomunicações são concessões federais.
Denúncias
Em caso de problemas na rede elétrica, os consumidores devem ligar para a CPFL Paulista pelo telefone 0800 010 1010. Se o problema ocorrer na fiação de telecomunicações, os consumidores devem ligar para o telefone 0800 771 50 33 e informar a operadora Vivo. Estes serviços funcionam 24 horas por dia durante os sete dias da semana.
As denúncias relativas a ineficiência de serviço de energia elétrica devem ser feitas para a ouvidoria da Aneel pelo telefone 167 (de segunda a sábado, das 6h20 à meia-noite), pelo aplicativo ANEEL Consumidor ou pelo site www.aneel.gov.br/registrar-solicitacao.
Para reclamações referentes a operadora Vivo as reclamações devem ser registradas na Agencia Nacional de Telecomunicações pelo site www.anatel.gov.br/consumidor/reclamacao.