Uma moradora de Monte Sião criou uma vaquinha online para conseguir pagar a cirurgia de sua filha de 11 anos, que sofre de uma escoliose severa. A cirurgia esta avaliada em R$ 180 mil e será feita em um dos principais centros especializados em deformidades da coluna.
Uma hipóxia neonatal (falta de oxigênio na hora do parto) acarretou em danos cerebrais a Ana Clara, a impedindo de ter autonomia. Por isso, a criança depende dos cuidados da mãe, Fabiana Biscuola, 24 horas por dia.
Segundo Fabiana, há cinco anos Ana Clara faz tratamento para escoliose, com fisioterapia, e usa uma cadeira especial para adequação postural – que foi adquirida com recursos doados.
Contudo, agora, apenas uma cirurgia poderá trazer mais qualidade de vida para a garota. Isso porque, em seis meses, ela cresceu mais do que o esperado e a escoliose piorou.
O nível de curvatura da coluna resulta em problemas crônicos, como engasgo e pneumonia.
“Ela já operou quatro vezes, duas vezes do lado direito do quadril e uma vez no lado esquerdo. Ela já fraturou o joelho (tem osteoporose) e já fez uma gastrostomia (procedimento no qual uma sonda é colocada no estômago para dar suporte nutricional)”, relata.
“Tudo que for causar menos dor para ela eu vou fazer, porque não era para ela estar passando por isso. A cirurgia da escoliose é delicada. O grau dela está muito avançado por ter crescido muito depressa em seis meses. Era uma coisa inesperada”, conta.
Agora não há mais tratamento senão o procedimento cirúrgico. “Ela tem feito fisioterapia, mas vai se agravando dia a dia, trazendo complicações, como pneumonia, secreção no pulmão e a parte lombar chegando perto da costela. A parte torácica esta com 50 graus de curvatura, e a lombar com 103 graus.”
COMO AJUDAR
Para ajudar Ana Clara basta clicar no link https: www.vakinha.com.br/vaquinha/escoliose-infantil
Também é possível fazer um depósito bancário:
Banco do Brasil Ag 2791X/ Conta Poupança variação 51
Conta. 18.302-4
Ana Clara Azevedo Ribeiro CPF: 046.149.036_65