Uma das estratégias do Ministério da Saúde para minimizar a propagação do coronavírus e levar assistência à população é o TeleSUS, que realizam atendimento pré-clínico por telefone, chat on-line ou whatsApp. Em Serra Negra, o serviço passa a ser oferecido a partir de setembro, em caráter experimental, na Unidade de Saúde Dr. Firmino H. Cavenaghi.
“O paciente que deseja ter esse atendimento, vai ligar aqui na Unidade, agendar o dia da teleconsulta e, na data marcada, o médico responsável vai estar disponível para o atendimento”, explica a enfermeira articuladora da Central de Regulação e Agendamentos, Thais de Moura Pereira. Ela ressalta que não vale para casos de urgência e emergência.
O horário de atendimento será todas às quintas-feiras, no período da tarde. No dia agendado, a profissional vai fazer o contato com o paciente e saber qual ferramenta ele prefere (mensagens, chamada telefônica ou de vídeo). Depois, será feita a confirmação de dados e informado todo o atendimento no sistema do TeleSus.
A consulta virtual permite resolver questões como renovação de consultas, avaliar resultado de exames de rotina (que o paciente pode enviar ali mesmo, pelo aplicativo) e verificar se a queixa do paciente realmente exige atendimento presencial. Todo o processo possui Certificado Digital, para manter a segurança e privacidade das informações.
Se houver demanda, o projeto será estendido para outras unidades de saúde e os horários de atendimento ampliados. Os interessados já podem ligar para agendar no telefone (19) 3842.2622 e informar que é para a TeleConsulta.
O que é o TeleSUS?
O TeleSUS é serviço do Ministério da Saúde para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que disponibiliza consultas virtuais nos postos de saúde de Atenção Primária.
Dessa forma, o SUS pretende prosseguir com o acompanhamento de vários pacientes de doenças crônicas, mantendo o distanciamento social para evitar a propagação do novo coronavírus.
O novo sistema foi possível através de uma parceria entre a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) com o Hospital Albert Einstein, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) e o valor previsto para execução é de R$ 4,023 milhões.
A primeira versão da plataforma estará inicialmente disponível para os médicos, com expansão para os enfermeiros e equipe multiprofissional, dentro do planejamento. A proposta inicial também é monitorar, remotamente, casos suspeitos de covid-19 no país.
Imagem: Agência Brasil