Candidaturas majoritárias devem ser definidas na próxima semana
A menos que 20 dias do término do prazo para as convenções partidárias, a cidade de Águas de Lindoia não tem o quadro definido de candidatos ao Poder Executivo para as eleições 2020. O único confirmado oficialmente é Gil Helou, que vai para a reeleição. A coligação que congrega mais partidos, denominada “oposição”, deve bater o martelo nos próximos dias. O candidato do Podemos busca apoio de outros dois partidos para se firmar como coligação. Veja aqui os bastidores da política local.
Reforço
Em Águas de Lindoia, a coligação DEM/ PSB/ PT e Cidadania ganhou reforço com a adesão do DC, de Ary Mantovani Jr. e tudo mudou novamente. Nos próximos dias o grupo deve lançar seus candidatos a prefeito e vice com base em um acordo entre as lideranças dos 5 partidos. As apostas, nos bastidores da política, é que Ary Mantovani Jr. encabece a chapa, tendo Vinícius de Moraes como vice.
Mudanças
O grupo político da “oposição” que congrega o ex-prefeito Antonio Nogueria (DEM), o ex-vereador Pedro Rieli e o ex-prefeito Martinho Mariano, do PSB; Paulo Ricardo Pereira Torres, o carioca, do PT; e o vereador André de Moraes, do Cidadania, tinha como pré-candidatos majoritários Vinícius de Moraes (cidadania) e o médico Pablo Antunes (PSB) e no início de agosto, alterou Vinícius de Moraes para a disputa como pré-candidato a prefeito pelo vereador André de Moraes (pai de Vinícius), ambos do Cidadania. Agora, uma nova mudança deve ser celebrada pelo grupo, com 5 partidos, consolidando uma candidatura que reflita os anseios de todos. Na próxima semana deve sair a definição.
Em busca de reforço
Uilsinho Vilas Boas, do Podemos, que já foi vereador e concorreu nas eleições de 2016 como vice-prefeito de Vinícius de Moraes, informou que é pré-candidato a prefeito e que nos próximos dias deve fechar negociação com siglas partidárias para firmar coligação. A convenção do Podemos será dia 12 e, até lá, estes dois partidos devem se manifestar com relação à formação do grupo político.
Tudo encaminhado
O prefeito Gilberto Helou (PSDB) é pré-candidato a prefeito pela coligação PSDB / PMDB e PSD e disse que seu time está formado, tendo como vice-prefeito João Orrú, do PMDB. A coligação fará sua convenção em três dias distintos e deve ter a chapa conhecida já no dia 13 de setembro, após as reuniões deliberativas dos partidos apoiadores.
CEMIG
A Cemig informou nesta sexta-feira, 28, o retorno do atendimento presencial a partir de 31 de agosto, em Monte Sião. Este atendimento será por agendamento, em conformidade com a Portaria Conjunta nº 20, do Ministério da Economia e os novos protocolos do Plano Minas Consciente. As pessoas com contas atrasadas de energia podem ligar e parcelar seus débitos. O telefone é : 08002717003. Tenha em mãos o número do cliente, CPF, RG.
Lindoia terá cinco candidatos?
A cidade de Lindoia pode sim ter cinco candidatos. Isso porque Juliano Moreira do PSL não descarta a possibilidade de sua candidatura, embora tenha ainda encontros políticos na agenda deste final de semana. Como diz o antigo rock dos anos 80: “No balanço das horas tudo pode mudar”.
Entrando na disputa
Seguindo informações do PSL de Lindoia, o pré-candidato a prefeito é Juliano Moreira. A legenda terá uma chapa pura de 14 candidatos a vereadores.
Vice será conhecido nos próximos dias
Em conversa com os pré-candidatos de Lindoia, nenhuma alteração foi apresentada por Luciano Lopes (PSDB / DEM), a não ser que está negociando neste final de semana para fechar apoios ao seu grupo. A coligação já definiu sua convenção para o dia 11 de setembro e até lá terá todas as conversas finalizadas.
Perda
A coligação PSDB / DEM de Lindoia perdeu nesta sexta-feira, 28, um de seus pré-candidatos a vereador, o conhecido e veterano político, Zé Faria. O ex-vereador José Faria, 85 anos, era agricultor, tropeiro e peão e começou a carreira no legislativo em 1989. Sendo eleito em cinco mandatos. O último foi em 2008, quando foi presidente da Câmara. José Faria foi casado com Octavia Chorffi Faria (in memorian), com quem teve cinco filhos, João Roberto, Maria Márcia, Junior, Adriana e Renato (in memorian).
Tudo organizado
O pré-candidato Helnes Resquioto (PSD / PDT / PL) informou que sua coligação está organizada e realizará convenção no dia 06 de setembro, conforme o planejamento estratégico do grupo. Seu vice-prefeito só será conhecido na convenção.
Convenção publicada
A pré-candidata pelo PRTB, Renata Barreto, informou que seu vice será Edson Ronei Brolezze. A candidatura deve será lançada oficialmente dia 06 de setembro, em reunião no Parque Aquático II, das 13h às 14h, conforme convocação feita por Caio Marcus Rabello Mello, presidente do partido em Lindoia.
Definição de vice
O pré-candidato e atual vice-prefeito, Pedro Mendes Tortelli (PSB), informou que sua candidatura será oficializada em convenção no dia 13 de setembro, em local e horário a ser definido, porém que nos próximos dias (talvez até neste sábado, 29) seu vice será conhecido. Ele tem o apoio do prefeito Carlinhos Zambolim (PSB).
Em recuperação
O Prefeito de Holambra, Fernando Fiori de Godoy, anunciou nesta semana que testou positivo para o Covid-19. Fernando segue os protocolos médicos e está em isolamento social, passando bem. Os sintomas, de acordo com ele, são leves e seu trabalho segue em home office. “Peço o cuidado de todos vocês. Ninguém está livre, nesse momento, deste vírus”, diz.