O boletim epidemiológico da Diretoria de Saúde de Monte Sião desta quinta-feira, 3, informa que a cidade atingiu 200 casos positivos de covid-19. O número foi alcançado quase quatro meses depois dos primeiros casos, registrados em 11 de maio.
Desde agosto, Monte Sião apresenta um crescimento da doença entre os habitantes. No comparativo entre os meses de julho e agosto, o número de pacientes ativos quadruplicou, passando de 18 para 72. E, ao que tudo indica, a disseminação do coronavírus está acelerada no município. Isto porque nos três primeiros dias de setembro, foram identificados 34 novos casos da doença.
Na terça-feira, 1º, a Diretoria de Saúde informou 15 confirmações da covid-19. Um dia depois, na quarta-feira, 2, foram registrados mais 5 casos novos. No boletim desta quinta-feira, 3, foram acrescidos mais 14 moradores infectados pelo coronavírus.
Dos 200 positivos desde o início da pandemia, no momento, 67 pessoas estão com a doença ativa no município, das quais duas, internadas. Uma mulher de 65 anos está no Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre, e um homem de 72 anos encontra-se hospitalizado em Amparo-SP. Os curados, até o momento, somam 130 pessoas.
De acordo com o boletim, agora são 103 casos monitorados, dos quais 93 estão com síndrome gripal e foram orientados a permanecer em suas casas, e dez aguardam a chegada de exames para covid-19.
Faixa etária
De acordo com a Diretoria de Saúde, a faixa etária de maior incidência encontra-se entre 25 e 40 anos. Por meio das redes sociais, o diretor de Saúde, Rafael de Souza, pediu para que os moradores sigam as orientações sanitárias, a fim de diminuir a disseminação do Sars-CoV-2 no município.
“Pedimos a todos que tomem os devidos cuidados e que evitem aglomerações. Se for ‘realmente necessário’, usem máscaras e mantenham o distanciamento recomendado. A pandemia não acabou. Todos nós precisamos tomar os devidos cuidados para controlar a proliferação do vírus em Monte Sião”.