Os novos membros do Conselho Municipal de Cultura tomaram posse em reunião ordinária realizada na tarde desta sexta-feira, 4, na Câmara Municipal. Onze dos 16 membros nomeados estiveram presentes e tomaram posse oficialmente.
Durante a solenidade, eles elegeram a diretoria do conselho. O presidente é Leandro Rodrigues Ferreira, a vice-presidente é Elisabeth Lima Mastre, a primeira-secretária é Flávia Pirani e o segundo-secretário, Osvaldo Kumagai.
Apesar de a reunião ser apenas para oficializar a posse dos novos membros e de eleger a diretoria como define a Lei, o diretor de Cultura, João Eduardo Biscuola apresentou um panorama sobre a aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc no município . O conselho será fundamental para a análise e aprovação dos projetos que poderão receber recursos pela nova lei.
Lei Aldir Blanc
O município abriu em julho um cadastro para artistas do município, porém, até o mês passado, apenas 10 artistas lindoienses preencheram o formulário no site da prefeitura.
Agora, os membros do conselho definiram que a soma de esforços se dará para ampliar a divulgação do cadastro e fortalecer o setor.
O cadastro pode ser feito por meio do site da prefeitura (www.aguasdelindoia.sp.gov.br/cria/cadastro-cultural) e é de fácil preenchimento. Além de facilitar o acesso aos benefícios da lei, o cadastro também servirá para projetos futuros da Secretaria de Turismo e Cultura.
Segundo levantamento da Confederação Nacional dos Municípios, Águas de Lindoia terá direito a receber R$ 155 mil destinados diretamente a subsídio mensal para manutenção de organizações culturais e para editais de ações vinculadas ao setor cultural no município.
Imagem: Divulgação