As escolas municipais, estaduais e particulares de Serra Negra permanecerão fechadas por tempo indeterminado, sem aulas presenciais.
Em reunião realizada nesta quinta-feira, dia 3 de setembro, em Bragança Paulista, secretários municipais e autoridades da Educação da região decidiram não aderir à proposta do governo estadual de retornar gradualmente.
Em setembro, o estado autorizou a abertura das escolas para acolhimento de alunos e reforço escolar. Porém, cada município têm autonomia para decidir o próprio calendário diante da pandemia de covid-19.
Além disso, a Secretaria Municipal de Educação de Serra Negra constatou que mais de 80% prefere não retornar as atividades presenciais para evitar o risco de contaminação do coronavírus. A consulta com pais e funcionários foi feita entre os dias 26 e 30 de agosto.
Com a decisão, as atividades escolares municipais continuam de forma remota, com a presença de funcionários e professores de forma escalonada nas unidades escolares.
“Muitas vezes as crianças e jovens não apresentam sintomas, mas podem ser transmissores do vírus e colocar em risco as próprias famílias e os servidores da escola. O momento ainda é de cautela”, opina a secretária municipal, Maria Rita Pinton.
Para o mês de outubro, novas consultas públicas deverão ser realizadas com os pais e autoridades de Saúde a respeito do retorno às aulas.