As escolas públicas e privadas do Estado de São Paulo podem reabrir a partir desta terça-feira, 8, para aulas de reforço escolar, tutoria e atividades esportivas em regiões que estejam na fase amarela do plano de flexibilização econômica há, pelo menos, 28 dias.
Porém, apesar da autorização do governo do estado, cada prefeitura possui autonomia de decidir se as escolas vão reabrir ou não em suas cidades. De acordo com um levantamento da Secretaria Estadual de Educação, 128 dos 645 municípios de SP devem reabrir para as atividades de reforço nesta terça.
As prefeituras de Águas de Lindoia, Serra Negra, Socorro e Lindoia decidiram manter as unidades escolares fechadas neste mês, ainda que os municípios permaneçam há um mês na fase amarela. A decisão baseou-se em pesquisa com a comunidade escolar e famílias de alunos. Nessas consultas ficou constatada que a maioria não concorda com a reabertura das escolas neste momento de pandemia.
Retorno gradual
A reabertura das aulas presenciais está prevista para acontecer no dia 7 de outubro, mas de forma gradual. No entanto, a decisão de retorno será opcional aos pais, alunos e demais instituições de ensino. As prefeitura do Circuito das Águas farão em setembro nova consulta para saber a opinião sobre o retorno às aulas. Para que as aulas presenciais voltem em outubro, todo o Estado de São Paulo deve estar no amarelo em setembro.
Segundo a Secretaria da Educação, ainda que os prefeitos autorizem a reabertura das escolas para aulas de reforço, cada instituição de ensino possui autonomia para ver suas demandas e necessidades específicas e assim optar por reabrir, ou não, sempre dialogando com a comunidade escolar.
Além disso, só poderão participar dessas atividades alunos que tiverem autorização dos pais. Estudantes e profissionais do grupo de risco permanecem, obrigatoriamente, em atividades remotas.
O retorno das atividades de reforço irá proporcionar aos alunos um contato socioemocional, além do uso de laboratórios de informática, auxiliando os estudantes que não possuem computadores ou conexão com a internet em casa.
Regras
A escolas que vão reabrir neste 8 de setembro para atividades opcionais deverão respeitar as seguintes regras:
- Receber até 35% da sua capacidade para alunos da Educação Infantil e Fundamental e nos anos iniciais;
- Receber até 20% da sua capacidade para alunos do Ensino Médio e anos finais.
- Manter o distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes.
- Estabelecer horários de entradas e saídas que serão organizados para evitar aglomeração, e serão preferencialmente fora dos horários de pico do transporte público.
- Intervalos e recreios devem ser feitos sempre em revezamento de turmas com horários alternados.
- As atividades de Educação Física estão permitidas desde que se cumpra o distanciamento de 1,5 metro. Devem ser realizadas, preferencialmente, ao ar livre e cuidando da higienização dos equipamentos.
- É recomendado que o ensino remoto continue em combinação com a volta gradual presencial.
- O uso de máscara é obrigatório para todos dentro da instituição e no transporte escolar.
- A Instituição deve fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) para os funcionários.
- Bebedouro será proibido. Água potável deve ser fornecida de maneira individualizada. Cada um deverá ter seu copo ou caneca.
- Banheiros, lavatórios e vestiários devem ser higienizados antes da abertura, depois do fechamento e a cada três horas.
- Lixo deve ser removido no mínimo três vezes ao dia.
- Superfícies que são tocadas por muitas pessoas devem ser higienizadas a cada turno.
- Ambientes devem ser mantidos ventilados com janelas e portas abertas, evitando toque em maçanetas e fechaduras.
- O distanciamento tem exceções, como no caso da educação infantil e creches, em que não há como manter essa distância entre bebês e cuidadores.
Volta às aulas
No início de agosto, o governo adiou a volta às aulas para o dia 7 de outubro. A princípio, a data seria 8 de setembro, mas o governo estadual a alterou por recomendação do Centro de Contingência do Coronavírus para garantir uma margem de segurança maior para as crianças, adolescentes, professores, gestores e profissionais da rede pública e privada de ensino e seus familiares.
A volta será feita em esquema de rodízio de alunos definido pelas próprias escolas e dividido em três fases de retomada:
- Primeira fase: somente 35% dos alunos de cada classe poderão frequentar as escolas a cada dia. Ou seja, em um dia vai um grupo, em outro dia, vai outro.
- Segunda fase: até 70% dos alunos poderão frequentar as escolas a cada dia.
- Terceira fase: 100% dos alunos podem voltar às salas de aula.
De acordo com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, as séries que terão o retorno prioritário, são:
- 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, que é o período de alfabetização;
- 5º e 9º anos do Ensino Fundamental;
- 3ª série do Ensino Médio
Para tirar dúvidas sobre o retorno opcional a partir desta terça-feira, 8, acesse o site www.educacao.sp.gov.br/noticias/volta-segura-retorno-opcional-em-sp-partir-de-8-de-setembro-tire-duvidas/
Imagem: Agência Brasil