O baixo nível da Represa do Cavalinho Branco, em Águas de Lindóia, tem gerado preocupação entre usuários das redes sociais. O temor é que, se a estiagem se prolongar, a cidade possa sofrer com desabastecimento de água.
De acordo com o Saae Ambiental, há um monitoramento constantemente do nível do reservatório do Cavalinho Branco. Em um vídeo, que circula nas redes sociais, mostra uma das partes do lago seco, fato que ocorreu também no ano passado.
Além da falta de chuva, a autarquia informa que o consumo de água na cidade aumentou porque mais pessoas estão em casa, devido à pandemia.
“Com esta estiagem prolongada, o nível tende a baixar todos os anos. Porém, a preocupação é com a situação de pandemia – com as pessoas passando mais tempo em casa – pois o Saae Ambiental está registrando um aumento considerável no consumo em comparação com anos anteriores”.
Desassoreamento
Em 2019 a Prefeitura de Águas de Lindóia finalizou o desassoreamento no reservatório, que aumentou a sua capacidade. Atualmente o reservatório do Cavalinho Branco está com 25% da sua capacidade máxima, segundo informações do SAAE Ambiental.
O lago do Cavalinho Branco não é a único reservatório do município. “Contamos com o Reservatório do Kalil [próximo à Estação de Tratamento de Água do Jaboticabal], que no momento opera com 50% da sua capacidade, além de várias outros pontos de captação espalhados pela cidade”, informou o Saae por meio da assessoria.
“Não há racionamento de água no município, porém é fundamental que a população faça a sua parte e use a água de forma racional, sem desperdício”, alertam os técnicos da autarquia.”