A Prefeitura de Serra Negra envia semanalmente relatórios ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP) e Ministério Público, sobre as ações e gastos destinados ao enfrentamento da pandemia da covid-19.
A medida integra as ações de transparência e incentivo para a disponibilização de recursos aplicados nos municípios. É obrigação da Prefeitura também a inserção destes dados no Portal da Transparência no site oficial (www.serranegra.sp.gov.br ).
No site do TCE/SP (painel.tce.sp.gov.br) também é possível acompanhar esse monitoramento (conforme ilustra a imagem). A ferramenta é atualizada a cada 30 dias, após o encerramento de cada mês, conforme Comunicados do TCE SDG Nº 21 e 34/2020.
O cidadão tem acesso, na forma de gráficos e de dados segmentados por município, ao valor total repassado pelos Governos Federal e Estadual; à quantidade de recursos empenhada para uso de cada administração; e aos quantitativos destinados às áreas da Saúde com a construção e melhorias nos equipamentos.
Números
Desde o início da pandemia, em março, o município registra 191 casos confirmados e um registro de óbito, ocorrido no dia 25 de agosto. No boletim epidemiológico deste domingo, 20, a Secretaria de Saúde informa que 13 moradores estão com a doença ativa e se recuperam em casa, e um paciente encontra-se em internação hospitalar.
A Unidade de Saúde do Bairro Alto das Palmeiras foi adequada para pacientes que apresentavam sintomas gripais e/ou compatíveis com suspeita de covid-19. Inicialmente, o posto funcionava 24 horas, mas com a queda de casos, passou a atender 12 horas, das 7 às 19h.