Projeto tem parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) para fortalecer economia local
O Programa de Desenvolvimento Local (PDL) marca a retomada da estratégia do Sebrae São Paulo em atuar no desenvolvimento local dos municípios paulistas. Serra Negra, Barueri e Bebedouro são as três cidades que receberão este projeto, que tem como propósito fortalecer e elevar a competitividade das micro e pequenas empresas, impactando positivamente na geração de trabalho e contribuir para a inclusão produtiva e recuperação econômica do território pós-pandemia.
O prefeito de Serra Negra, Sidney Ferraresso, participou virtualmente do evento de apresentação do projeto, ocorrido dia 17 de setembro, ao lado da secretária municipal de Turismo, Beatriz Spignardi. “É preciso agradecer o empenho do Sebrae em ajudar e desenvolver o nosso comércio e empreendedores, tão importantes para a economia local e para nossos atrativos turísticos. Estendo meus cumprimento à Fipe, por todo o trabalho realizado”, declarou ele, que destacou a inauguração do ‘Sebrae Aqui’. “Tenho certeza que muitos outros projetos serão realizados com este posto de atendimento na cidade”.
Para o êxito do projeto PDL, há participação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) que realizou estudo socioeconômico e aplicou conceitos e práticas mais atuais de desenvolvimento local. A partir deste ponto de estudo foi realizada uma caracterização dos principais temas que envolvem o desenvolvimento local de Serra Negra, como: estrutura da economia local, perfil da população residente, perfil dos negócios locais e avaliação do ambiente de negócios empreendedor.
Dados apresentados
As principais vantagens e ativo, como também os desafios e gargalos da cidade de Serra Negra foram apresentados na presença da diretoria do Sebrae, poder público municipal e organizações representativas de Serra Negra.
– – Vantagens e ativos – –
Proximidade de centros dinâmicos; Atrações diversas e boa infraestrutura hoteleira; Estrutura para abrigar grandes eventos; Estância hidromineral; Café, queijos, vinho e cachaça; Comércio
— Desafios e gargalos —
Aumentar os investimentos estruturantes; Aprimorar a coordenação entre lideranças locais; Promover os eventos e diferenciais da cidade; Aumentar a conscientização e capacitar a mão de obra ligada ao turismo; Aprimorar os mecanismos de participação e decisão do Comtur
Próximo passos
Lideranças locais serão convidadas para elaborar uma agenda estratégica de desenvolvimento local para Serra Negra que considere resultados a serem obtidos no curto, médio e longo prazo.
O Sebrae já atua em serra negra nas seguintes atividades: Cursos Senar; Comércio Brasil; Programa Ali; Sebraetec; Projeto de Capacitação Vocacional; Expansão de Cultura Empreendedora; IG – Indicação Geográfica (Café e Cachaça); Ambiente Empreendedor; e Melhoria das Rotas Turísticas.