A Prefeitura de Serra Negra autorizou que escolas públicas e particulares da cidade retornem com as aulas presenciais no ensino médio. A volta é facultativa, e as regras constam no decreto nº 5110, de 3 de novembro.
A decisão foi acertada em uma reunião realizada na manhã de terça-feira, 3, entre a secretária municipal de Educação, Maria Rita Pinton, e diretores de quatros unidades escolares de ensino médio (duas particulares e duas públicas).
As escolas que optarem pelo retorno das atividades presenciais deverão, primeiramente, apresentar protocolo sanitário à Vigilância Sanitária. O documento será avaliado, e, se seguir todas as regras condicionadas à retomada, aprovado.
No decreto não está especificada data para a retomada das aulas das três séries do ensino médio. De acordo com a assessoria de imprensa, as escolas já podem receber os alunos a partir da data da publicação do decreto. Cabe às unidades definir a data de reabertura.
De acordo com o documento, o retorno deve seguir uma série de limitações impostas pelo Plano São Paulo de Flexibilidade. As escolas também devem observar as orientações da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária. A qualquer momento, as medidas podem ser reavaliadas, de acordo com a situação epidemiológica de casos do coronavírus.
“Muitas cidades da região também aderiram ao retorno. Questionamos os envolvidos e ficou acertado por meio do Decreto”, explicou a secretária de Educação.
Também participaram da reunião o procurador jurídico do município, Atílio Siloto, equipe da Secretaria Municipal de Saúde, da Vigilância Sanitária e membros do Conselho Municipal de Educação.
Serra Negra encontra-se na fase verde do Plano São Paulo. Até o momento, a cidade contabiliza 311 casos de covid-19, com seis pacientes em isolamento domiciliar. Um morador da cidade morreu em decorrência da doença.