Após mais de um ano de estudos e planejamento, o Plano Municipal de Mobilidade Urbana será entregue à Prefeitura de Serra Negra; e, em seguida, à Câmara. O documento foi elaborando pela Universidade São Francisco (UFS), com objetivo de apresentar soluções de mobilidade para Serra Negra para curto, médio e longo prazo.
A última audiência pública para discutir o Plano foi realizada na noite do dia 5 de novembro, no Mercado Cultural. Esta foi a quarta etapa de um processo que teve início em outubro de 2019.
“Primeiro levantamos todos os dados técnicos, estatísticos e demográficos. Depois aplicamos um questionário para entender e ouvir a população, entre moradores e visitantes. Trouxemos estas respostas em audiência pública e, hoje, as soluções que poderão ser adotadas ou não pelo Poder Público nos próximos dez anos”, explicou a coordenadora do trabalho, a professora Cândida Baptista.
Cândida integra a equipe da Universidade São Francisco (USF) que é responsável pela execução do Termo de Cooperação Técnico-Científico firmado entre o Consórcio do Circuito das Águas Paulista, Prefeituras e Universidade.
“Todos municípios terão que se adequar à Lei nº 12.587/2012, que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNM). Serra Negra, por estar no Consórcio, já está discutindo e planejando suas ações para melhorias no deslocamentos das pessoas pela cidade, da acessibilidade e também do tráfego de veículos”, explicou a professora.
Os secretários municipais de Planejamento, Roberto Siqueira; de Esportes, Raoni Dipold e o chefe de Gabinete, Wanderlei Lona, estavam presentes e tiveram conhecimento das principais necessidades e soluções apontadas.
“É nítido que Serra Negra precisa, a curto prazo, solucionar a questão do fluxo de carros. Definir rotatividade, estimular o uso de outros transportes, enfim, é preciso começar”, comentou Wanderlei.
Principais pontos
- Atuar na MOBILIDADE porque tem grande fluxo de turistas, o que altera a normalidade da cidade;
- Trabalhar a CONSCIENTIZAÇÃO para que haja a mudança de comportamento, quebra de paradigmas;
- Discutir e buscar aplicar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
- Faixas de PEDESTRES precisam ser adequadas às normas;
- CALÇADAS melhor conservadas, ampliadas e feitas dentro da legislação padrão para pedestres e deficientes;
- Estimular o uso de BICICLETAS e TRANSPORTE COLETIVO;
- Disponibilizar CICLOVIAS ou CICLOFAIXAS para criar e fortalecer o uso de bicicletas;
- Oferecer alternativas de ROTAS, horários e outros transportes coletivos;
- Piso TÁTIL para deficientes visuais;
- Bolsões de ESTACIONAMENTO;
- Pontos de ônibus INTEGRADOS com bicicletários, placas fotovoltaicas;
- Criação de DEPARTAMENTO de Mobilidade Urbana;
- Logística de CARGA e DESCARGA;
- Parcerias PÚBLICO PRIVADAS para novos empreendimentos;
- ARBORIZAÇÃO;
- Soluções TECNOLÓGICAS como aplicativos e portais integrados;