Turismo de Saúde, de Negócio e Eventos e de Ecoturismos. Estes foram os três segmentos definidos como prioritários para Águas de Lindoia nos próximos anos. A escolha foi feita durante a audiência pública para a atualização do Plano Diretor de Turismo, na quarta-feira, 1º, no Centro Cultural Umuarama.
O evento contou com a participação de 30 pessoas e teve mais de quatro horas de duração. Organizada pela Secretaria de Turismo, a audiência é parte do processo de atualização da lei que dá as diretrizes para o desenvolvimento do turismo, e que precisa ser atualizada a cada três anos.
Das 11 opções possíveis, as três mais votadas, pela ordem, foram o Turismo de Saúde (que trabalha as questões relativas ao termalismo como atrativo turístico), Turismo de Negócios e Eventos (convenções e eventos culturais ou empresariais) e o Ecoturismo.
Os participantes também começaram a definir as prioridades de ações em 13 eixos temáticos: Infraestrutura, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Marketing e Promoção, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Monitoramento (Pesquisa), Economia, Capacidade Empresarial, Aspectos Sociais, Aspectos Ambientais e Aspectos Culturais.
Como a audiência se alongou além do planejado devido aos debates, uma continuidade foi convocada para a próxima terça-feira, dia 8, às 18h30 no Centro Umuarama. A expectativa é de que a revisão seja concluída e que o projeto possa ser encaminhado ao Legislativo para apreciação, antes de ser sancionado pelo Prefeito.
O que é
O Plano Diretor de Turismo estabelece diretrizes para investimentos e ações do poder público para o desenvolvimento do setor. O Plano é construído com base em pesquisas de demanda, no inventário da oferta turística, em estudos técnicos do ambiente atual e previsões futuras.
Além disso, o Plano faz diagnóstico do segmento econômico e traça prognósticos para o futuro, sugerindo programas e projetos sustentáveis para o avanço da atividade e gerando emprego e renda para a população lindoiense.
Na audiência, a equipe técnica contratada para assessorar no processo de revisão irá analisar os principais pontos do plano e as considerações e sugestões da população serão discutidas para a atualização do documento. O documento deve ser ainda ser aprovado pela Câmara Municipal.
“A atualização Plano Diretor de Turismo é fundamental para construirmos uma política que seja constante. A participação da população, dos empresários e de lideranças nesta revisão do plano é fundamental para mantermos um caminho sólido na recuperação do turismo no pós-pandemia”, afirmou o secretário de turismo, Lauro Franco.
Imagem: Divulgação/ Prefeitura de Águas de Lindoia