Prestes a receber 880 doses da vacina contra a covid-19, a Prefeitura de Amparo vai priorizar a imunização dos profissionais da saúde que atuam na linha de frente da covid-19. Isto porque a cidade possui mais de 1.700 trabalhadores no setor, e a quantidade de imunizantes que serão entregues pelo estado ao município cobre apenas metade destes profissionais.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Fernando Cazotto, a prioridade de imunização, neste momento, será estabelecida de acordo com o grau de exposição ao vírus e o risco de agravamento da doença.
“Em Amparo há aproximadamente 1.700 trabalhadores da saúde, portanto, as doses iniciais são insuficientes para imunizar todos os servidores que trabalham em hospitais e unidades de saúde da cidade”, disse o secretário.
A imunização será feita em duas doses, com o intervalo de três semanas entre a primeira e a segunda aplicação, inicialmente com a seguinte prioridade:
- Profissionais de saúde da linha de frente da Covid-19
- Profissionais de saúde e trabalhadores do setor de saúde
Grupos prioritários
Segundo informou a assessoria de imprensa, a cidade já está preparada com logística e estratégia traçadas. No momento, a administração aguarda os insumos vindos do Estado para iniciar a imunização. Após o recebimento de mais doses, os grupos prioritários das próximas fases são:
- Pessoas acamadas com acompanhamento nas unidades de saúde
- Idosos que residem em instituições de Longa Permanência
- Idosos acima de 75 anos
- Idosos de 70 a 74 anos
- Idosos de 65 a 69 anos
- Idosos de 60 a 65 anos
As fases das outras idades serão divulgadas conforme orientação do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo.
Local de vacinação e cadastramento
O posto de vacinação contra a covid-19 em Amparo será no Ginásio Centro Esportivo do Trabalhador, o Bolão, de segunda a sexta-feira, das 15h às 21h, e aos sábados e domingos, das 8h às 16h. O cadastramento para a vacinação será feito por meio de autocadastro on-line, com informações pessoais, no site da prefeitura. Assim que o cadastro for feito, a prefeitura entrará em contato informando a data e a horário da imunização.
Conforme informou a assessoria de imprensa, é aguardado um posicionamento do governo do Estado sobre o repasse das vacinas para determinar a data exata do início da vacinação.