A Diretoria de Saúde de Lindoia informou nesta quarta-feira, 20, que está preparada para a vacinação contra a covid-19, com estratégia alinhada ao Plano Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Segundo informou o diretor João Henrique Pinto de Oliveira, as 75 vacinas destinadas a cidade devem chegar entre quinta-feira, 21, ou sexta-feira, 22. O lote será para imunização os profissionais da Saúde do município, e o excedente será encaminhado para o Conisca.
A Diretoria de Saúde adequou o PSF1, na Praça Getúlio Vargas, 143, para funcionar como posto de vacinação fixo, com duas salas de imunização. Também será criado para a fase de imunização da população um serviço de drive thru e sistema de vacinação domiciliar para acamados. Duas equipes de vacinação, com cinco profissionais cada, já foram planejadas.
Na primeira fase, a imunização será composta de profissionais da área da saúde e idosos acima de 60 anos (esta fase ainda depende das entregas de lotes de vacinas pelo governo do Estado). O cronograma da primeira fase deve ter início nos próximos dias, sendo a data 25 de janeiro um referencial, ou antes, dependendo do recebimento e número de doses, o intervalo de 14 a 28 dias ou maior. As fases seguintes serão divulgadas posteriormente pelo Programa Nacional de Imunização e ou pelo Plano Estadual.
A Diretoria de Saúde esclarece que todas as vacinas contra a covid-19 serão agendadas por telefone ou aplicativo de mensagens. Será solicitada, prioritariamente, o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.org.br. O pré-cadastramento não é obrigatório, mas agilizará o atendimento, reduzindo os riscos de contaminação.