Líder de torcida é preso por descumprir Medida Sanitária Preventiva e outras infrações
Na noite de sábado, 30, a Guarda Civil Municipal de Amparo atuou para dispersar a aglomeração de torcedores na comemoração pela final da Libertadores entre Palmeiras e Santos. A equipe da corporação foi reforçada para prevenir reuniões de pessoas em espaços públicos, com intuito de cumprir o Decreto Estadual 65.487 de 22/01/2021 da Fase Vermelha do Covid-19.
Por volta das 19 horas, uma grande aglomeração de pessoas, sem uso de máscara, começou a se formar na Praça Monsenhor Baptista, na Catedral da Matriz. Os GCMs identificaram um dos líderes e o notificaram horas antes do jogo, alertando que estava proibido de realizar eventos com aglomerações. Segundo divulgado pela GCM a ordem foi ignorada. Diante do fato, e da ignorância da notificação, o homem foi detido e conduzido para a Delegacia de Polícia da cidade de Serra Negra e autuado por Desobediência no artigo 330 do Código Penal, Art 250 a 285 – Infração de Medida Sanitária Preventiva, Art 268 do Código Penal – propagar doença contagiosa e Art. 286 a 288 – incitação ao Crime, todos consumados.
Após monitoramentos e imagens foi percebido que se tratavam de famílias com crianças, idosos e torcidas organizadas. Foi realizado um estudo estratégico com intuito de realizar uma dispersão dos torcedores de forma pacífica, para que não houvesse tumulto, e tudo ocorresse de forma segura. Com o apoio da Polícia Militar, a ação teve início.
Durante essas comemorações, foi observado pelos GCMs, que pessoas estariam fazendo uso de rojões, que é proibido de acordo com a Lei Municipal 3.911/17. Elas foram identificadas e conduzidas para o Distrito Policial.