Abertas as inscrições para Olimpíada de Matemática da Unicamp
Em sua 37ª edição, OMU será totalmente online e voltada para alunos do Ensino Médio e 8º e 9º anos do Fundamental
A Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU) está com inscrições abertas para sua 37ª edição. Realizada pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp (IMECC), neste ano incorpora algumas mudanças feitas com sucesso em 2020: uma competição em equipes e totalmente online, com o objetivo de facilitar a participação de alunos de todo o Brasil durante a pandemia. As inscrições seguem até 9 de abril e podem ser feitas no link https://www.olimpiada.ime.unicamp.br/
Com uma proposta original e que se difere de outras competições de matemática, para participar da OMU é preciso formar equipes com três estudantes dos 8º ou 9º anos do Ensino Fundamental ou todos os anos do Ensino Médio, além de um professor de matemática. O projeto é aberto para escolas públicas e particulares. O objetivo é que os participantes discutam e busquem soluções conjuntas para os problemas apresentados.
“Este formato de prova abre espaço para algo fundamental para um matemático, que é formular e resolver problemas. Por isso, cada fase tem uma semana de duração para que os grupos discutam, pesquisem, se apoiem em referências bibliográficas para chegarem às respostas”, afirma Marcelo Firer, membro da comissão organizadora da OMU e professor do IMEEC.
Ao todo, a competição está dividida em três fases e todas as questões são dissertativas. Dessa forma, os participantes devem responder as perguntas com argumentação, justificar os passos e apresentar o raciocínio feito.
A primeira etapa ocorre de 19 a 25 de abril, seguida da segunda fase, de 7 a 13 de junho. Já a terceira etapa, de onde sairão os vencedores, é realizada de 9 a 15 de agosto. As equipes vencedoras receberão medalhas de ouro, prata e bronze em cerimônia marcada para o dia 5 de setembro. Também são premiadas as equipes que se destacaram nas redações formuladas nas respostas das questões.
“Nosso interesse não é apenas com o resultado final, mas também com o raciocínio, os passos e a argumentação das equipes. Enfim, com um percurso multifacetado do fazer matemático”, afirma Firer.
As provas terão cinco questões por fase, e são divididas em dois níveis: Alfa (para alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e Beta (para alunos do Ensino Médio).
OMU – Em sua 37ª edição, a Olimpíada de Matemática da Unicamp é organizada e preparada por docentes do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp (IMECC) e é considerada hoje uma importante ferramenta de estudo e aprendizado. Em 2020, teve a participação de mais de 6,4 mil alunos de escolas públicas e particulares de 19 estados brasileiros.
Foto: Divulgação / Reprodução