Monte Sião precisa aderir o consórcio para participar da compra de 400 mil doses da vacina Sputnik V em abril
Nesta quarta-feira (17) dia em que o prefeito José Pocai Júnior (PSL) sancionou a Lei nº 2.666 que aprova a entrada de Monte Sião no Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar) da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e a compra de vacinas contra a Covid-19, os vereadores Angélia Artuso (PSD) e Platini Pereira (PTB) estiveram em Pouso Alegre para uma conversa com o prefeito daquela cidade e presidente da CISAMESP, Rafael Simões (DEM) visando também a compra de vacinas.
A visita dos vereadores em Pouso Alegre teve o objetivo de articular o ingresso de Monte Sião no consórcio da CISAMESP para a imunização da população local contra Covid-19, caso o Programa Nacional de Imunização (PNI) não consiga suprir a demanda e não seja ágil.
Rafael Simões garantiu a compra de 400 mil doses da vacina contra Covid-19, a Sputnik V, para Pouso Alegre e região, no sábado (13) junto a Fernando Marques, presidente da Indústria Farmacêutica União Química, que tem uma unidade fabril em Pouso Alegre e que produzirá as doses da vacina russa no Brasil, a partir de abril.
Segundo a vereadora Angélica Artuso, “todos estão preocupados em não parar de trabalhar e manter a saúde r só há um jeito: vacinar todos contra a Covid-19”. Desta forma, procurou a CISAMESP após ter conhecimento da possibilidade de compra de 400 mil doses da vacina contra Covid-19 Sputnik V para região.
Angélica Artuso está preocupada, pois todas as 31 cidades que compõem o consórcio regional foram convidadas e receberam um documento de intenções para se manifestarem e aderirem a compra das vacinas Sputnik e Monte Sião, até o final da tarde, não havia manifestado interesse e reservado participação no grupo de compra.
Apenas cinco cidades ainda não haviam se manifestado até a tarde desta quarta-feira, e Monte Sião era uma delas.
“A Prefeitura de Monte Sião precisa se espelhar em iniciativas como a de Pouso Alegre, mobilizar e buscar todos os meios para que Monte Sião receba o maior número de vacinas”, destaca a vereadora.
Angélica Artuso é presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Monte Sião. A visita foi articulada por membros de seu grupo político. Ela agradeceu a companhia do vereador Platini Pereira e o apoio dos vereadores Hércules Divino De Faria (PTB), Décio Fred (PSD) e Antonio Osvaldo Inácio (PSD).
“Peço ao Sr.Prefeito que agilize a resposta de Monte Sião para fazer parte desta ação! Vacina é vida! Vacina é emprego e renda pra todos! Não podemos perder tempo!”, finalizou Angélia Artuso.
CISAMESP
O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Médio Sapucaí (CISAMESP), tem sede em Pouso Alegre (MG), e foi criado em 1995. O CISAMESP tem atuação na promoção a saúde, as consultas e exames de media complexidade, além de transporte em saúde seguro e gratuito para todos os usuários dos municípios consorciados.
O CISAMESP atualmente possui 31 municípios consorciados, com uma abrangência de uma população de aproximadamente 520.000 mil habitantes.
Saiba quais são as cidades consorciadas CISAMESP
-
- Albertina,
- Bom Repouso
- Borda da Mata
- Bueno Brandão
- Cachoeira de Minas
- Camanducaia
- Cambuí
- Careaçu
- Conceição dos Ouros
- Congonhal
- Córrego do Bom Jesus
- Espírito Santo do Dourado
- Estiva, Heliodora
- Ibitiúra de Minas
- Inconfidentes
- Ipuiuna
- Itapeva
- Jacutinga
- Monte Sião
- Munhoz
- Natércia
- Ouro Fino
- Pouso Alegre
- Santa Rita do Sapucaí
- São João da Mata
- São Sebastião da Bela Vista
- Senador Amaral
- Senador José Bento
- Silvanópolis
- Tocos do Moji
- Turvolândia.