Lindóia fica no estado de São Paulo e seus moradores são chamados de Lindoianos.
O município se estende por 48,8 km² e no último censo realizado em 2010 contava com 6.912 habitantes e a população estimada em 2020 é de 8.092 (IBGE). É vizinha dos municípios de Serra Negra, Águas de Lindóia e Socorro.
Você conhece o histórico da cidade de Lindóia?
Segundo informações do site do IBGE em 09 de setembro 1728, Manoel de Castro, residente em Santos, recebeu uma ‘Sesmaria’, como doação, concedida por Antônio da Silva Caldeira Pimentel, alto Membro do Conselho de sua Majestade, Governador Capitão General da Capitania de São Paulo, Minas do Paranapanema, Cuibá e Guianazes.
A 10 de março de 1898, foi criado a Paróquia de Nossa Senhora das Brotas, cuja instalação se processou no dia 12 do mesmo mês e ano.
Em 29 de julho de 1899 foi criado, no Município e Comarca de Serra Negra, o Distrito de Paz de Lindóia, que em tupi-guarani, significa ‘rio que não se extravasa’, obedecendo à mesma divisão da paróquia.
O Decreto nº 9731 de 1938 eleva o Distrito de Lindóia à categoria de Município e Estância Hidromineral.
Em 1954 a sede do Município foi transferida para ‘Termas de Lindóia’, passando a denominar-se Município de Águas de Lindóia, o que ocasionou a volta de Lindóia a Distrito de Paz.
No ano de 1964, ocorreu a emancipação político-administrativa, voltando Lindóia à condição de Município.
Em 29 de maio de 1970 através das Secretarias Estaduais de Cultura, Esportes e Turismo e da FUMEST – Fomento de Urbanização e Melhoria das Estâncias, Lindóia foi elevada à categoria de Estância por força do Decreto nº 259 e em 21 de Março de 1965 foi novamente instalado o Município de Lindóia!
Fonte: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/lindoia/historico
Matéria Patrocinada