O Ministério da Saúde autorizou mais 2,7 mil leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)/adulto em 22 estados para atendimento exclusivo aos pacientes graves com covid-19, em caráter excepcional e temporário, através de duas portarias publicadas em edição extra do Diário Oficial da União de sexta-feira (19).
Em Minas, 18 cidades foram beneficiadas, totalizando 279 leitos com um total de R$ 13.392.000 investidos. O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (refeência Covid-19 para a região) receberá 20 leitos, e R$ 960 mil mensais de custeio.
A autorização é a nova modalidade de apoio financeiro dada pelo Ministério da Saúde, que substituiu a habilitação de leitos. O governo federal arca com parte das despesas, mas agora o pagamento não é mais antecipado e sim mensal.
O pedido de autorização para o custeio dos leitos covid-19 é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades. De acordo com o Ministério da Saúde, entre os aspectos observados nas solicitações de autorização estão a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e corpo clínico para atuação em UTI.
Veja Também
https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/03/19/ms-autoriza-47-leitos-de-uti-para-covid-19-na-regiao/