Ícone do site Tribuna das Aguas

São Paulo começa a vacinar acima de 68 anos em abril

São Paulo vacina 68 anos

O Vice-Governador, Rodrigo Garcia (DEM), anunciou na sexta-feira (26) que o Estado de São Paulo vacina pessoas acima de 68 anos a partir de 5 de abril. Com este novo grupo, o estado alcança a marca de 6 milhões de pessoas com imunização garantida em todo o Estado.

“Hoje, começou a vacinação em todo o Estado da população de 69, 70 e 71 anos de idade. São praticamente 910 mil pessoas que estão agora incluídas no programa estadual de imunização e, a partir do dia 5 de abril, mais 350 mil pessoas na faixa etária de 68 anos”, destacou Garcia.

Também em 5 de abril, em São Paulo, além da vacina para idosos de 68 anos, poderão receber doses 185 mil profissionais que integram o público das forças de segurança que atuam no Estado. Na semana seguinte, o cronograma passa a incluir 350 mil profissionais da educação maiores de 47 anos, a partir de 12 de abril.

Uma grande operação logística coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde é responsável por garantir e otimizar a distribuição das doses por todo o território estadual, com remessas enviadas semanalmente para todas as regiões.

Vacina do Butantan

Na manhã desta sexta-feira, o Governador João Doria (PSDB) anunciou o início do desenvolvimento e a produção-piloto da primeira vacina integralmente brasileira contra o novo coronavírus. A expectativa é que os ensaios clínicos de fases 1 e 2 em humanos com o novo imunizante comecem já em abril, após autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Denominada ButanVac, esta vacina será desenvolvida e produzida integralmente no Butantan, sem necessidade de importação do IFA (Insumo Farmacêutico Ativo). Os resultados dos testes pré-clínicos realizados com animais foram promissores, permitindo continuidade para estudos clínicos em humanos.

A iniciativa do novo imunizante faz parte de um consórcio internacional do qual o Instituto Butantan é o principal produtor e responsável por 85% da capacidade total, com o compromisso de fornecer essa vacina ao Brasil e aos países de baixa e média renda. A produção-piloto do composto já foi finalizada para aplicação em voluntários humanos durante os testes.

Somente em março, o Butantan já disponibilizou 14,3 milhões de doses para a imunização contra o coronavírus em todo país. O quantitativo do mês de março é superior à soma dos quantitativos de janeiro e fevereiro. Até o final de abril, o número de vacinas garantidas por São Paulo ao país somará 46 milhões e o Butantan pretende antecipar em 30 dias a entrega das outras 54 milhões de doses, totalizando 100 milhões de unidades até 30 de agosto.

“Vacina já”

Para agilizar o atendimento na hora da vacinação é muito importante que todas as pessoas já aptas a receberam a vacina realizem o pré-cadastro no site “Vacina Já” Estima-se uma economia de 90% no tempo de atendimento para imunização: leva cerca de 1 a 3 minutos para quem preencheu o formulário e, presencialmente, a coleta de informações leva cerca de 10 minutos.

Vale destacar, que não se trata de agendamento e que o uso não é obrigatório para o recebimento da vacina, mas utilizá-la contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão. O pré-cadastro pode ser feito por qualquer pessoa que integre os públicos já previstos na campanha ou por algum familiar ou amigo.

Até o momento, a ferramenta já recebeu 4,9 milhões de pré-cadastros.

Veja também

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/03/25/elmir-quer-mais-policiamento-e-cobra-do-estado-vacinacao-para-todos-da-seguranca/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/03/15/governo-de-sp-inicia-vacinacao-de-idosos-com-70-e-71-anos-contra-covid-19-ainda-em-marco/

 

Sair da versão mobile