Nova forma para enfrentar a pandemia é medicar pacientes sintomáticos no estágio inicial
Amparo muda o protocolo de atendimento Covid-19 para frear internações e agravamento da pandemia no município. A informação foi divulgada nas redes sociais do prefeito Carlos Alberto Martins (MDB) na noite de segunda-feira (05).
“Tive uma importante reunião de trabalho agora a noite no gabinete. Estamos mudando o protocolo de atendimento para pacientes da fase inicial dos sintomas da COVID-19”, afirmou Carlos Alberto na publicação.
Ele destaca a presença na reunião de pessoas da área médica, do secretário de Saúde, Fernando Cazotto e médicos especialistas como: a infectologista, Tânia Lossavaro; o infectologista, Carlos Humberto Rezende Póvoa; o médico da família, Felipe Fragoso Nunes Figueiredo e o cardiologista, Pablo Antunes. Também participou da reunião a diretora de Atenção Primária à Saúde, Márcia Pompeu.
Segundo o prefeito, com a mudança no protocolo, a intenção é antecipar o tratamento com medicação no estágio inicial da doença, reduzindo a possibilidade de agravamento do quadro dos pacientes.
“É importante frisar que não se trata de receitar medicamentos para quem não possui sintomas da doença, mas intensificar o tratamento já no estágio inicial da doença, e não esperar ocorrer o agravamento”, explica.
Embora tenha ocupado as redes sociais para anunciar a medida, Carlos Alberto destaca que essa mudança de protocolo não é uma decisão apenas dele, mas um consenso médico. Não se trata de kit Covid-19, e sim da medicação prescrita e adequada ao paciente com o diagnóstico traçado durante a consulta.
“Venho trabalhando nisso desde janeiro quando assumi a prefeitura. Agora, depois de inúmeros debates, o tratamento na fase inicial da doença para os pacientes sintomáticos vai ser alterado”, comenta.
A Prefeitura de Amparo deve emitir nota ao longo desta terça-feira, 06, para explicar o novo protocolo adotado para o enfrentamento da Covid-19 no município e tratado na reunião.
Números Covid-19 na cidade
Segundo o Boletim Covid-19, da Secretaria de Saúde de Amparo, desta segunda-feira (5 ), a cidade confirmou 21 novos casos, e soma 3699 casos confirmados desde o início da pandemia. Os casos recuperados são 3.492 e os casos ativos somam 93, sendo 50 em isolamento domiciliar e 43 internados. A Santa Casa Anna Cintra tem 100% de ocupação na UTI. Na Enfermaria a taxa de ocupação é de 220%. Na Beneficência Portuguesa a taxa de ocupação é de 120%, na UTI e Enfermaria.
Em Amparo 369 pessoas aguardam exames para o Novo Coronavírus. Desde o início do enfrentamento, 5.931 exames foram descartados para a doença.⠀Há 854 pessoas isoladas com síndromes gripais. Contatos Isolados, que são pessoas que moram na mesma residência de onde está o caso suspeito ou confirmado totalizam 2.989.
A cidade já registrou 114 mortes desde o início do enfrentamento da Covid-19. Na segunda-feira (5) dois novos óbitos confirmados: um homem, de 65 anos. Faleceu em 5 de abril no Hospital Beneficência Portuguesa e outro homem, de 87 anos. Faleceu em 3 de abril na Santa Casa Anna Cintra. Há uma morte suspeita aguardando exame.
Foto: Facebook