Campanha Nacional de vacinação contra a gripe (Influenza) começa na segunda-feira (12)
Com o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (influenza), veja como será a imunização em Águas de Lindoia, Lindoia e Serra Negra. A campanha de vacinação contra a gripe começa em todo o país nesta segunda-feira (12).
Em Águas de Lindoia a vacinação será em quatro locais: no PS Lídia Maria de Godoi, nos Francos, no PSF José Egídio de Alvarenga, no Centro e na UBS Wilson Marcílio, no Bela Vista(bela vista) e no PSF Alexandre Gatolini, nas Casas Populares. Sempre das 9h às 15h.
Segundo o diretor de Saúde Wander de Lira, as doses são destinadas a um público específico nesta primeira fase da vacinação: gestantes (145); puérpera, ou seja, mulher que deu a luz recentemente (72); trabalhadores da Saúde (194) e crianças de 6 meses a 6 anos (744)
Em Lindoia a vacinação contra gripe, a Influenza, também terá início na segunda-feira. e Será no PSF I, na Praça Dr. Getúlio Vargas, 143 e no PSF II, na Rua Fabiano Franco, nº 171 – Centro. O público alvo é Crianças 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da Saúde.
Segundo o diretor de Saúde, João Henrique Pinto de Oliveira, não é necessário agendar e para esta primeira etapa serão aplicadas 230 doses. Ele destaca a necessidade da apresentação da caderneta de vacinação para quem já foi imunizado contra a Covid-19.
Em Serra Negra, a vacinação ocorrerá na Unidade de Saúde da Família Dr. Firmino H. Cavenaghi e no Centro de Convenções, no centro.
Na USF Dr. Firmino H. Cavenaghi serão vacinadas crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes e puérperas.No Centro de Convenções, serão vacinados os profissionais de Saúde e crianças de 2 anos a menores de 6 anos.
Segundo informe da Prefeitura de Serra Negra, os profissionais de saúde devem comprovar vínculo em estabelecimento da área de assistência à saúde e vigilância. “Aqueles que já tomaram a vacina contra a Covid-19 devem apresentar a carteira de vacinação para organização das doses entre a vacina contra a Covid-19 e da Influenza”.
Vale destacar que a vacinação contra a gripe além de evitar complicações decorrentes das enfermidades gripais ganha uma outra importância no momento, pois auxilia na defesa do organismo para evitar internações hospitalares.
Com diversos estados com leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) lotados e filas de espera em função da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), a iniciativa também é importante para evitar uma sobrecarga nos sistemas de saúde.
Cronograma de vacinação Influenza:
Segundo o Ministério da Saúde, os grupos serão organizados para vacinação em três etapas. de forma escalonada:
- Primeira etapa (12/04 a 10/05): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde e povos indígenas;
- Segunda etapa (11/05 a 08/06): idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas;
- Terceira etapa (09/06 a 09/07): pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Covid-19
O Ministério da Saúde não recomenda que seja feita a aplicação das vacinas contra a covid-19 e contra a influenza conjuntamente.
Segundo a pasta, as pessoas que estiverem nos grupos prioritários devem se vacinar antes contra a covid-19. Especialistas recomendam pelo menos uma diferença de 14 dias entre uma e outra.
Documentação Necessária para Vacinação
- Documentos pessoais com foto (Obrigatório);
- CPF (obrigatório);
- Cartão Nacional de Saúde (CNS);
- Comprovante de Residência atualizado;
- Comprovante de vacinação Contra a Covid-19.
Contra Indicações
- Presença de sintomas gripais ou estado febril;
- Estar em isolamento por Síndrome Gripal ou Positivo para Covid19;
- Se Covid-19 positivo (aguardar 30 dias após início dos sintomas);
- Ter tomado vacina contra Covid-19 nos últimos 14 dias ou estar agendado para tomar a vacina contra a Covid-19 nas próximas semanas.
Veja Também