Governo de SP libera comércio e cultos religiosos a partir de domingo
O governo de SP liberou as atividades no comércio e os cultos religiosas a partir deste domingo (18), em fase transitória. O governo de São Paulo criou uma nova fase do plano de flexibilização da quarentena entre a vermelha e a laranja, e autorizou a abertura de comércios e atividades religiosas em horários reduzidos de funcionamento.
As novas regras foram anunciadas nesta sexta-feira (16) e funcionarão como uma “fase transitória”, com a liberação gradual de outros setores da economia até o final de abril. No próximo sábado (24), poderão voltar a operar restaurantes, salões de beleza e academias. A limitação do público para até 25% da capacidade total de cada estabelecimento.
Com a fase transitória, shoppings e lojas de rua vão poder operar já neste final de semana.
Na semana passada, a gestão de João Doria (PSDB) encerrou a fase emergencial do Plano São Paulo e colocou todo o estado na fase vermelha, liberando a volta de alguns serviços, além do retorno das aulas presenciais nas redes públicas e privadas. Também foi autorizada a retomada de competições esportivas e os jogos do Campeonato Paulista.
A gestão estadual manteve o toque de recolher das 20h às 5h. O cumprimento da restrição de circulação continua a ser fiscalizado por uma força-tarefa composta por integrantes das vigilâncias sanitárias, Polícia Militar e Procon.
Embora algumas regiões tenham registrado leve queda nos índices de internações nos últimos dias, o mês de abril, com 15 dias, abril já se tornou o segundo com mais mortes por Covid-19 no estado de São Paulo desde o começo da pandemia. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, foram registradas 11.883 mortes causadas pela doença do dia 1º de abril até esta quinta-feira (15).
Números da pandemia
O Plano São Paulo utiliza utiliza indicadores de saúde, como internações e casos de Covid-19, para classificar as regiões em fases diferentes. Um dos critérios do plano, a variação no número de óbitos registrado em cada Diretoria Regional de Saúde (DRS) nos últimos dias, coloca pelo menos quatro regiões na fase vermelha.
Segundo dados do potal G1, os dados desta quinta (15), mostravam as regiões de São João da Boa Vista, Sorocaba, Franca e Piracicaba com indicadores de mortes compatível com a fase vermelha – ou seja, tiveram aumento acentuado nos óbitos por Covid-19 nos últimos 14 dias.
No Departamento Regional de Saúde da 7ª região (DRS-7), com sede em Campinas (SP), a média móvel de novas internações teve redução de 26,2% nos últimos 14 dias. Entretanto, o índice de 233 hospitalizações por dia, registrado na quinta (15), 33,9% superior ao pico da primeira onda.
Saiba as regras entre 18 e 23 de abril
- Comércio (lojas de rua e shoppings) poderá funcionar entre 11h e 19h com capacidade de 25%
Escalonamento da entrada e saída nos empreendimentos comerciais - Atividades religiosas voltam a ocorrer com restrições
- Toque de recolher entre 20h e 5h segue em vigor
- Atividades administrativas em teletrabalho
Saiba como fica a fase transitória a partir do dia 24 de abril
- Restaurantes e similares, exceto bares: de 11h às 19h
- Atividades culturais: de 11h às 19h
- Academias: de 7h às 11h e de 15h às 19h
Esta segunda etapa deve funcionar até 1° de maio, quando está prevista uma nota atualização do plano.
Fonte: G1
Veja também: