Na próxima quarta-feira, dia 19 de maio, Águas de Lindoia sedia mais uma Coleta de Doadores Voluntários de Sangue. A ação será realizada das 9h às 12h, na Primeira Igreja Batista, situada na Rua Acre, nº 955, Vila Beatriz.
No local também será feito cadastro para doação de medula óssea. A ação é promovida pelo Hemocentro da Unicamp com apoio do Fundo Social de Solidariedade, Rotary, Interact e Secretaria Municipal de Saúde.
Em razão da pandemia de Covid-19, todas as medidas necessárias para evitar aglomerações e garantir o distanciamento social serão tomadas no local.
O uso de máscaras é obrigatório e a equipe do Hemocentro solicita ainda que os doadores não tragam acompanhantes e nem crianças no dia da coleta.
Para doar sangue é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto. O candidato deve ter entre 18 e 69 anos, ser saudável, ter mais de 50 quilos; não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue; não ter realizado exame de endoscopia há menos de 6 meses e tatuagem ou piercing há menos de 12 meses.
No dia da doação o candidato não pode estar em jejum, deve fazer um lanche leve, evitando alimentos gordurosos. Ele também não pode ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação, nem fumar nas duas horas anteriores.
A doação de sangue no Brasil é um ato voluntário e que pode ajudar, no mínimo, até outras três pessoas a cada bolsa coletada. Em 2020, o Ministério da Saúde estima uma diminuição de 15% a 20% no total de doações de sangue, em comparação a 2019.
Esse cenário se desenha por conta da pandemia de coronavírus, que acabou afastando as pessoas dos hemocentros. No entanto, a luta para manter os estoques abastecidos é antiga e constante. Passa por promover uma cultura de doação contínua em quem se voluntaria e em desconstruir mitos e medos da população.
Foto: Divulgação / Reprodução PMAL (arquivo)