Ícone do site Tribuna das Aguas

SP: Vacinação de grávidas e puérperas será retomada na segunda (17)

grávidas

São Paulo - Juliana Fornicola, 32 anos, gávida de 6 meses, no primeiro dia de vacinação de idosos, gestantes e crianças de 3 meses a 5 anos no Instituto de Infectologia Emília Ribas, região central (Rovena Rosa/Agência Brasil)

A vacinação de grávidas e puérperas será retomada na segunda (17) em SP, após a suspensão da vacinação em todo o estado de São Paulo. O governo paulista anunciou nesta quarta-feira (12) que a campanha será retomada na segunda-feira.

A vacinação foi interrompida após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter recomendado a suspensão imediata do uso da vacina AstraZeneca/Oxford para gestantes.

A partir de segunda-feira (17), serão utilizadas somente as vacinas CoronaVac e Pfizer/BioNtech para a imunização desse grupo. Segundo o governo paulista, a expectativa é imunizar cerca de 100 mil grávidas ou puérperas com comorbidades do estado.

Comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde:

O Ministério da Saúde anunciou, na terça-feira (11), a suspensão temporária da vacinação de grávidas sem comorbidades e a suspensão da aplicação da vacina de Oxford/AstraZeneca nas gestantes com doenças pré-existentes. Segundo a pasta, a imunização de grávidas e puérperas com comorbidades só deve ser feita com a vacina da Pfizer ou com a CoronaVac.

A decisão respeita a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) expedida na segunda (10) e ocorreu após um evento sugestivo de trombose, no qual uma paciente de 35 anos imunizada com a vacina de Oxford/AstraZeneca faleceu no Rio de Janeiro. De acordo com a Anvisa, a mulher sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico que também resultou em óbito fetal. O caso ainda está em investigação.

Fonte: Com informações Brasil 61. Foto:  Rovena Rosa/Agência Brasil

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/05/08/sp-vacina-de-pessoas-de-50-a-54-anos-com-deficiencias-e-comorbidades/

Sair da versão mobile