O domingo (30) ficará registrado para a leitora Viviane Yamatogue como especial, pois registrou uma chuva de granizo em Águas de Lindoia que jamais havia visto igual, pelo volume de gelo e intensidade.
A leitora, uma funcionária pública aposentada, moradora do bairro Assumpção, publicou em sua página no facebook o registro e, depois, gentilmente, cedeu seus sua fotos e vídeos para o Tribuna das Águas compartilhar. A chuva de granizo aconteceu por volta das 15h.
Segundo uma rápida pesquisa, a chuva de granizo se cria quando as gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, viram gelo. Logo, em estado congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo, que chamamos de granizo.
O granizo só se forma em um único tipo de nuvem, a cumulonimbus, também responsável por trovões e relâmpagos. Essa nuvem atinge até 25 km de altitude a partir da linha do Equador. A chuva de granizo só acontece em regiões quentes, porque ela se forma graças a temperaturas elevadas e alto índice de umidade relativa do ar.
Veja também: