Ícone do site Tribuna das Aguas

31 de maio: Tabagismo matou 7,7 milhões de pessoas no mundo em 2019

tabagismo
Pesquisa divulgada pela revista médica The Lancet revela números da doença no mundo e serve de alerta para o Dia Mundial Sem tabaco

O tabagismo matou 7,7 milhões de pessoas em 2019, ano em que o número de fumantes aumentou para 1,1 bilhão, mostram estimativas mundiais divulgadas na sexta-feira (28) pela revista médica The Lancet. De acordo com os estudos, 89% dos novos fumantes ficaram dependentes aos 25 anos.

A revista médica The Lancet, publica três estudos com dados sobre a prevalência do tabagismo em 204 países, em homens e mulheres com 15 ou mais anos, incluindo a idade de iniciação ao cigarro, as doenças associadas e riscos entre fumantes e ex-fumantes.

Segundo os estudos, as medidas para prevenir o tabagismo são os impostos mais altos sobre o tabaco; o fim da adição de sabores, como mentol, em todos os produtos contendo nicotina; a proibição da publicidade ao tabaco na internet, incluindo as redes sociais, entre outras, na tentativa de afastar os jovens do fumo.

Os estudos, sintetizados em um comunicado da The Lancet, foram publicados às vésperas do Dia Mundial Sem Tabaco, que é comemorado nesta segunda-feira (31).

Números

Os autores do estudo alertam para a necessidade de “regulamentações e políticas mais fortes” para conter a alta prevalência desse consumo em alguns países asiáticos.

No comunicado, a revista The Lancet adverte que os três estudos apresentam limitações, como o fato de os efeitos do hábito de fumar na saúde não incluírem o fumo passivo e os dados não englobarem o consumo de cigarros eletrônicos ou produtos de tabaco aquecido.

Foto: Divulgação / Reprodução. Fonte: Agência Brasil

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/05/30/leitora-flagra-chuva-de-granizo-em-aguas-de-lindoia/

Sair da versão mobile