Diversos litores do Tribuna das Águas comentaram nesta segunda-feira (7) a situação absurda das filas nos bancos, e consequente aglomerações, em Águas de Lindoia, com relação ao enfrentamento da Covid-19.
As reclamações chegaram às redes de atendimento do site Tribuna das Águas e alguns leitores mandaram fotos também. Como o caso de um cliente de um banco, com agência na Rua São Paulo, centro de Águas de Lindoia.
O leitor argumentou que além de não ter nenhum funcionário para organizar a fila na área externa, a aglomeração na área interna também era grande.
“Olhem a fila do banco. Que descaso. Não tem ninguém aqui para orientar o distanciamento. Onde estão os fiscais ? Que absurdo. Entrei agora é tem mais 7 pessoas na fila interna”, desabafa o empresário e correntista da agência.
Em outro ponto da cidade, na Avenida Brasil, a fila da agência do Banco do Brasil se mistura com a dos Correios. A situação é a mesma: muitas pessoas juntas. O agravante é que as pessoas que passam naquele trecho da calçada se esbarram em quem está na fila. Nenhum funcionário das empresas foi visto organizando a fila.
Segundo o Decreto Municipal nº 3501, de 02 de junho de 2021, em seu artigo 12, Art. 12, as instituições financeiras, cartórios, lotéricas e correios deverão, obrigatoriamente, disponibilizar funcionários para orientar as filas e o acesso de clientes ao interior da agência, de modo a minimizar ao máximo a aglomeração de pessoas.
Cadê a fiscalização?
Esta reportagem solicitou informações na tarde desta segunda-feira, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Águas de Lindoia, sobre o número de autuações feitas durante a pandemia pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica aos estabelecimentos bancários.
Os questionamentos também referem-se aos protocolos exigidos e como vem sendo feita a fiscalização a este tipo de empresas, os bancos e lotéricas.
A informação recebida pela assessoria de imprensa é que a Secretaria de Saúde estaria elaborando um relatório sobre as autuações do final de semana.
Quanto aos protocolos e autuações dos estabelecimentos bancários nada foi informado. Esta reportagem aguarda resposta nas próximas horas, compreendendo a complexidade de ações da Secretaria de Saúde e a situação de avanço da pandemia Covid-19.
Foto: Divulgação
Veja também: