O governador de SP, João Dória (PSDB) anunciou na manhã desta quarta-feira (9), durante um evento da Seduc, em São Paulo, a vacinação contra a Covid de profissionais da Educação Básica de 18 a 44 anos, para esta sexta (11).
A imunização da categoria na rede pública e na rede privada estava previsto para ocorrer entre os dias 21 e 31 de julho em todo o estado.
“Nós vamos antecipar a vacinação para 363 mil profissionais da educação básica de 18 a 44 anos para esta sexta-feira, 11 de junho”, disse Dória.
“Nós teremos 100% dos profissionais da educação básica imunizados em São Paulo, isso garante uma volta às aulas presenciais cada vez mais segura”, completou.
Quem poderá ser vacinado:
Todos os profissionais da educação básica (Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio) maiores de 18 anos que atuem na rede pública e privada do estado.
Nesta quarta, o estado começou a vacinar os profissionais da categoria a partir de 45 anos.
Aqueles com mais de 47 anos e têm contato direto com alunos já estão recebendo a vacina desde 9 de abril.
A nova fase de imunização Covid deve abranger todos os profissionais que ainda não foram vacinados e atuam nas escolas ou em órgãos administrativos, como Secretarias da Educação e Diretorias de Ensino.
Cadastro no portal VacinaJá Educação
Para receber a imunização, os profissionais devem realizar o cadastro no portal VacinaJá Educação ( https://vacinaja.sp.gov.br/educacao ). Podem se cadastrar os servidores que atuam nas escolas ou em órgãos administrativos, como Secretarias da Educação e Diretorias de Ensino.
No caso da rede estadual, apenas a categoria de terceirizados deverá fazer o cadastro e para os demais profissionais, o QR Code será gerado e enviado ao e-mail informado, automaticamente, quando chegar a data da vacinação, sem necessidade de cadastro prévio.
Para as demais redes – municipal, federal e particular -, o cadastro é obrigatório. No cadastro, os profissionais devem informar o número do CPF, nome completo e e-mail. Em seguida, receberão um link no e-mail indicado e será necessário validá-lo para dar continuidade ao cadastro. É importante verificar se o e-mail não foi deslocado para a caixa de spam.
No passo seguinte, o profissional deve confirmar os dados pessoais e apontar nome da escola, rede de ensino, município, cargo ocupado e anexar o último holerite.
Na sequência, o cadastro passará por um processo de análise e, se validado, o profissional receberá em seu e-mail o comprovante VacinaJá Educação, este documento terá um QR Code para verificação de autenticidade. O sistema para validação das escolas já está aberto.
Foto: Divilgação / Reprodução
Veja também: