O governo dos Estados Unidos doou 3 milhões de doses da vacina Janssen contra a Covid-19 para o Brasil. O carregamento deve chegar nesta sexta-feira (25) no Aeroporto Viracopos, em Campinas, e será recebido pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e um representante da embaixada americana.
O imunizante da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, é aplicado em dose única. Na terça-feira (22) um primeiro lote, com 1,5 milhão de vacinas do tipo, compradas pelo governo brasileiro, chegaram ao país.
Nesta quarta-feira (23), o Brasil atingiu a marca de 40% da população adulta imunizada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o equivalente a mais de 65 milhões de pessoas. Segundo os dados do Ministério da Saúde, 24,7 milhões receberam a dose de reforço.
Em nota publicada nas redes sociais, a pasta informa que “nas próximas 48 horas, o Ministério da Saúde vai concluir a distribuição de mais 7 milhões de doses de vacinas para todo o país”.
O principal assessor do presidente Joe Biden para a América Latina, Juan Gonzales, afirmou que a doação ao Brasil reflete o foco do governo para combater a Covid-19 numa das regiões mais afetadas pela pandemia. Outra autoridade americana disse que existe uma grande preocupação coma variante brasileira e com o alto número de contágio no país.
Doação
Segundo Gonzales, a doação ao Brasil “reflete o foco do governo [dos EUA] no Hemisfério Ocidental como uma das regiões mais afetadas pela pandemia”. “Estamos orgulhosos de poder fornecer essas vacinas seguras e eficazes para o povo do Brasil”, disse ele, conforme matéria do G1.
Foto: Divulgação / Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF
Veja também: