Candidatos podem consultar a relação a partir das 15 horas desta segunda-feira; matrículas dos convocados da primeira chamada começam amanhã
A lista de classificação do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o 2º semestre de 2021 será divulgada no site http://vestibulinhoetec.com.br nesta segunda-feira (28) a partir das 15 horas.
A relação inclui quem se inscreveu nos cursos técnicos (presencial, semipresencial e online) e de especialização técnica. O mesmo endereço traz a primeira lista de convocados do Vestibulinho.
A matrícula deverá ser feita também no site entre os dias 29 de junho e 1º de julho. O formato online foi adotado para atender às normas de distanciamento social, recomendadas pelo Governo do Estado de São Paulo e autoridades sanitárias.
Cabe ao candidato acompanhar o calendário das próximas listas de convocação que, neste semestre, serão divulgadas a partir de 19 de julho, no site do processo seletivo.
Acompanhe as datas do calendário do Vestibulinho para o 2º semestre de 2021:
- 29 de junho a 1º de julho – Matrícula da primeira lista de convocação
- 5 de julho a partir das 15 horas – Divulgação do resultado da prova de aptidão online e da primeira lista de convocados para os cursos técnicos de Canto, Dança, Regência e Teatro
- 6 a 8 de julho – Matrícula dos convocados na primeira chamada dos cursos técnicos de Canto, Dança, Regência e Teatro, e envio de documentação no Portal do Candidato
- 19 de julho a partir das 15 horas – Divulgação da segunda lista de convocados no site www.vestibulinhoetec.com.br
- 20 e 21 de julho – Matrícula da segunda lista de convocados com envio da documentação dos candidatos pela internet
Se as vagas não forem preenchidas após a segunda chamada, outras listas poderão ser divulgadas no site do processo seletivo.
Como fazer a matrícula
Para oficializar a matrícula, é preciso acessar a plataforma do Vestibulinho, clicar no link de matrícula disponível na área do candidato e subir os documentos solicitados. Após o upload dos arquivos, é necessário clicar no botão “salvar e enviar” para concluir o envio dos documentos. Após o final do procedimento, o sistema enviará o número do protocolo de matrícula.
Caso o candidato não receba o protocolo confirmando a matrícula, o procedimento poderá ser refeito para novo envio dos arquivos. Fique atento às datas porque novas tentativas só poderão ser feitas entre os dias 29 de junho e 1º de julho.
Quem não tiver acesso ao sistema de matrícula online, poderá comparecer à Etec para utilização de um terminal de computador com acesso à internet e efetivar a matrícula em data e horário a ser divulgado pela unidade. Essa possibilidade de fazer a matrícula numa unidade da Etec só será possível durante o prazo regular da matrícula.
Para se dirigir à escola e usar o computador, é obrigatório o uso de máscaras de proteção facial e o respeito às demais medidas de proteção do Protocolo Sanitário Institucional do Centro Paula Souza.
Documentos para matrícula
A matrícula dos convocados em todas as modalidades dependerá do upload legível dos seguintes documentos básicos:
- documento de identificação (RG ou RNE)
- CPF
- foto recente de rosto com fundo neutro
Veja abaixo a relação de documentos adicionais, solicitados de acordo com cursos e situações específicas.
O candidato aprovado no Ensino Técnico deve fazer também o upload legível de um dos seguintes documentos:
- histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Médio;
- declaração de conclusão do Ensino Médio, assinada por agente escolar da escola de origem;
- declaração escolar de que está matriculado a partir da segunda série do Ensino Médio
Candidatos que concluíram ou estão cursando o Ensino Médio por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) devem fazer o upload legível de um dos seguintes documentos:
- histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Médio
- declaração de conclusão do Ensino Médio firmada pela Direção da Escola de origem do aluno, contendo a data em que o certificado, e histórico serão emitidos
- declaração de que está matriculado a partir do segundo semestre/termo da EJA; ou dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA
- boletim de aprovação do Encceja emitido e enviado pelo Ministério da Educação (MEC)
- certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas, emitido e enviado pelo MEC
- documento(s) que comprove(m) a eliminação de no mínimo quatro disciplinas
Quem realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até a edição de 2016, deve fazer o upload legível de um dos seguintes documentos:
- certificado ou declaração de conclusão do Ensino Médio expedido pelos Institutos Federais ou pela Secretaria da Educação do Estado correspondente
Técnico em Enfermagem
Os candidatos ao curso técnico de Enfermagem devem acrescentar o upload de um dos seguintes documentos:
- histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Fundamental e declaração de matrícula na segunda série do Ensino Médio;
- histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Médio;
- declaração de conclusão do Ensino Médio assinada por agente escolar da escola de origem
Finalmente, quem foi aprovado em curso de especialização técnica deve fazer ainda o upload legível do requerimento de matrícula fornecido pela Etec e de um dos seguintes documentos:
- histórico escolar com certificado de conclusão do Ensino Técnico regular ou equivalente conforme lista disponível na internet;
- declaração de conclusão do Ensino Técnico equivalente assinado por agente escolar da escola de origem
Os classificados para o curso de Especialização em Gestão de Projetos – EaD – Online poderão, se for o caso, fazer upload do certificado de conclusão de um curso do Ensino Superior.
O candidato que tenha realizado estudos equivalentes ao ensino fundamental e/ou médio, no todo ou em parte, no exterior, deverá apresentar o Histórico Escolar (frente e verso) e o parecer de equivalência de estudos emitido pela Secretaria Estadual da Educação. Os documentos em língua estrangeira deverão estar visados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução oficial.
Quem utilizou o Sistema de Pontuação Acrescida, pelo item “escolaridade pública”, deverá enviar por upload a Declaração Escolar (ver modelo de Declaração Escolar no Anexo II desta portaria) ou Histórico Escolar contendo o detalhamento das séries cursadas e o(s) nome(s) da(s) escola(s), comprovando, assim, ter cursado integralmente da 5ª a 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas.
Foto: Divulgação / Gastão Guedes
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