No total, 3 milhões de imunizantes doados pelo Governo dos EUA ao Brasil chegaram ao país na semana passada, mas ainda não foram distribuídos aos Estados
O Governador João Dória (PSDB) fez, nesta quarta-feira (30), uma solicitação pública para que o Ministério da Saúde – MS libere, em caráter urgente e imediato, um lote de 678 mil doses de vacinas da Janssen destinadas aos 645 municípios do Estado.
A carga de imunizantes contra a COVID-19 está retida no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, desde a última sexta-feira (25).
Segundo João Dória, as vacinas chegaram ao aeroporto de Viracopos, em Campinas, na sexta e no sábado, dias 25 e 26 de junho e estão paradas lá.
“Nós estamos no dia 30 e as vacinas ainda não foram distribuídas. Até dá a impressão que o Ministério da Saúde não tem pressa, mas nós temos. Os brasileiros que precisam da vacina no braço têm pressa”, declarou Dória.
As vacinas da Janssen integram uma remessa de 3 milhões de doses doadas ao Brasil pelo Governo dos EUA. Deste total, 22,6% devem ser destinados à imunização no Estado de São Paulo de acordo com a proporcionalidade populacional do Brasil.
Como o fármaco da Janssen garante proteção contra o Coronavírus em dose única, o impacto negativo ao PEI (Plano Estadual de Imunização) é ainda mais abrupto. A carga destinada a São Paulo e que ainda está retida pelo Ministério da Saúde seria suficiente para imunizar totalmente a população adulta de um município de grande porte, como São José dos Campos.
A Coordenadora do PEI, Regiane de Paula, também reforçou o pedido público do Governo de São Paulo ao Ministério da Saúde para que as 678 mil doses de vacinas da Janssen reservadas ao Estado sejam liberadas com urgência.
Foto: Divulgação / Reprodução João Dória durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (30)
Veja Também: