No sábado, dia 3, e no domingo, dia 4, aconteceu o 13º Torneio Junino de Ginástica – Gymny Dance, de forma online, tendo a participação da equipe de Ginástica Rítmica de Águas de Lindoia.
As lindoienses participantes da disputa pertencem a escolinha de Ginástica Rítmica da Secretaria de Esportes, Recreação e Juventude (Serj) e foi representada por 10 ginastas em três categorias nas modalidades: mãos livres, maças e bola.
Os destaques ficaram para Laura Zampieri Pereira, segundo lugar na categoria infantil (aparelho bola) com a nota 17,650 e para Ana Clara Barbato A. de Mattos segundo lugar na categoria juvenil (aparelho maça) com a nota 16,950.
Segue a pontuação de todas as ginastas:
- Lavínia Gotardi de Sena – Mirim (mãos livres) – 17,900
- Elisa de M. Mol – Mirim (mãos livres) – 17,100
- Marcela Pilenso Renzo – Infantil (bola) – 17,150
- Sara S. de Oliveira – Juvenil (maça) – 16,250
- Maria Eduarda Westin Almeida Bueno – Infantil (bola) – 16,750
- Laura Souza de Paula – Juvenil (maça) – 15,450
- Luiza Zampieri Cabral – Juvenil (maça) – 16,550
- Mariana Rossi Martins – Juvenil (maça) – 16,400
A escolinha de Ginástica Rítmica da Secretaria de Esportes, Recreação e Juventude de Águas de Lindoia é treinada pela Técnica Elizabeth Lima Mastre e durante a pandemia mantém seus treinos online.
Ginastica Rítmica
A ginástica rítmica é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita.
Praticada apenas por mulheres em nível de competição, tem ainda uma prática masculina surgida no Japão. Pode ser iniciada em média aos seis anos e não há idade limite para finalizar a prática, na qual se encontram competições individuais ou em conjunto.
Seus eventos são realizados sempre sobre um tablado e seu tempo de realização varia entre 75 segundos, para as provas individuais, e 150 para as provas coletivas.
Fotos: Divulgação
Veja também: