178 unidades prisionais do Estado de São Paulo terão que seguir medidas de segurança contra à Covid-19 para garantir as visitas de familiares, após o estado liberar as visitações nos presídios a partir deste final de semana.
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), retoma as visitas presenciais a partir deste final de semana (10/07 e 11/07). As visitas acontecerão nos 178 presídios que a SAP administra no Estado de São Paulo, com restrição de apenas 01 pessoa cadastrada no rol de visitas por reeducando.
‘’Após um longo período com visitas suspensas, a retomada da visitação ocorrerá dentro dos critérios de segurança, seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. O uso de máscara é obrigatório durante todo o período de permanência na unidade prisional, e não serão permitidos quaisquer contatos físicos entre custodiados e visitantes, sujeitando o descumprimento às medidas de suspensão temporária de visitação do reeducando(a) e/ou visitante’’, explica Antônio Pereira, presidente do Sindespe, sindicato que responde pelos agentes de escolta e vigilância penitenciária.
Como serão as visitas
As visitas estão limitadas para maiores de 18 anos, entretanto, pessoas a partir de 60 anos – ou integrantes do grupo de risco –, poderão entrar somente se apresentarem comprovante do esquema vacinal completo para Covid-19; para aqueles que tiverem entre 18 e 59, não haverá exigência do comprovante de vacinação.
O visitante deverá portar a carteirinha de visitante, o documento de identificação com foto e o comprovante de vacinação contra a Covid-19 – se for o caso –, sendo vedada a entrada de quaisquer outros objetos.
As visitas ocorrerão por um período máximo de duas horas (das 9h às 11h e das 13h às 15h), e serão divididas entre os finais das matrículas dos reeducandos (pares e ímpares) e mediante divisões de pavilhões (pares e ímpares).
Os presídios em que os pavilhões são divididos por letras seguem as mesmas regras, considerando como PARES os pavilhões B, D, F, H, J e L e ÍMPARES os pavilhões A, C, E, G, I, K e M.
Os Centros de Ressocialização, Hospitais de Custódia e Alas de Seguro serão considerados como pavilhão único, sendo as visitas realizadas em finais de semana intercalados: aos sábados, com reeducandos com matrículas que possuem um final ímpar, e domingos matrículas com final par.
Foto: Divulgação / Reprodução
Veja também: