A Prefeitura de Águas de Lindoia anunciou nesta semana a criação de sete rotas de Cicloturismo no município. O objetivo é estimular a prática do ciclismo e do turismo de aventura na Capital Termal do Brasil aliando as belezas naturais do município com pontos turísticos e marcos históricos.
A entrega do mapeamento das rotas aconteceu na sede da secretaria e foi realizada com o apoio do ciclista lindoiense Denis Mathias, que recentemente concluiu mais de 13 mil km de percurso pelo Brasil em seu projeto Rota Brasil.
Segundo Denis, as sete primeiras rotas foram detalhadas e criadas a partir de diferentes perfis. O lindoiense levou em consideração os pontos turísticos e as principais paisagens mais deslumbrantes do município.
As rotas têm entre 12km e 50km de distância com elevações que oscilam entre 256m e 1.228m, o que atendem a todos os perfis de ciclistas – dos mais aventureiros aos que desafiam seus limites físicos.
“As rotas que planejamos são muito variadas e cada uma delas foi pensada de forma a apresentar Águas de Lindoia para os ciclistas.A rota dos Pontos Turísticos, por exemplo, alia nossa história e nossa cultura em um passeio urbano. Já o circuito das montanhas, com a versão light e a completa, apresentam as belezas naturais e um desafio com maior inclinação”, destacou Denis.
As sete primeiras rotas possuem direções, distâncias e elevações distintas. A menor delas é o Circuito dos Pontos Turísticos, que tem 12,7km e passa pela Praça Adhemar de Barros, pelo Portal, pelo Morro do Cristo e no Balneário.
Já a maior delas, a do Circuito Tabaranas e Mosquitos, tem 50,3km, sendo mais de 20km em trecho de terra, passando pelo Bairro do Barreiro e segundo sentido Lindoia e Serra Negra.
Há ainda as rotas das Montanhas Light (com 12,6km que passa pelo Brejal e pelas Sete Curvas); a Montanhas Completa (15,6km que atravessa também o Morro Pelado); a Montanhas e Ponte Nova (com 23,1km e que passa por locais como Estrada Scarpioni, Ponte Nova e Bairro dos Moreiras); o Circuito Barreiro + Palmeiras + Thermas (29,1km e que segue por localidades como o Palmeiras e Ferreirinhas); e o Circuito 1800 (com 32,5km e que segue por bairros como Barroso, Forões, Ponte Nova e Moreiras).
As rotas serão demarcadas pela Secretaria de Turismo e disponibilizadas em arquivo digital para os ciclistas em breve. A ideia é fazer com que o ciclista possa escolher a sua rota ou mesmo fazer conexões entre elas de acordo com seu interesse.
Foto: PMAL / Luis Tucci
Veja também: