Dez vantagens convincentes:
1. Elementos amargos atuam como se fossem um “treinamento das mucosas”. Elementos amargos primeiramente se encolhem, dilatando-se em seguida, o que possibilita o transporte mais fácil de produtos indesejáveis do metabolismo, tais como vírus, bactérias e fungos que podem ser eliminados mais rapidamente. Um bom exemplo são os animais que sempre procuram ervas amargas.
2. Elementos amargos também aumentam a produção do suco gástrico e fortalecem as mucosas do estômago e do intestino. Os elementos amargos regulam a digestão perturbada. Pelo efeito promovedor da digestão, o metabolismo energético está sendo estimulado, liberando calor, o que traz energia nova, atuando positivamente sobre a moral.
3. Muitos elementos amargos têm forte efeito alcalino. Alcalinizam o organismo de maneira suave, que hoje em dia costuma estar quase sempre sobrecarregado de ácidos, criando de maneira totalmente natural um equilíbrio entre alcalinos e ácidos.
4. Elementos amargos fortalecem o organismo e podem, no caso de esgotamento, ajudar para torná-lo ‘fit’ mais rapidamente.
5. Elementos amargos ajudam o sistema imunológico do corpo.
6. Elementos amargos podem ajudar a prevenir a obesidade, e a manter a linha, emagrecendo mais facilmente. Promovem a queimação de gordura e moderam a fome. Sobretudo é diminuída a fome canina por doces, visto que o corpo pode recuperar o equilíbrio natural entre doce e amargo.
7. Elementos amargos estimulam a formação de suor, sendo portanto de ajuda em casos de febre, resfriados, gripe bem como mãos e pés gelados.
8. Elementos amargos aumentam a força do coração e dilatam os vasos sanguíneos.
9. Elementos amargos também são considerados remédios contra envelhecimento, pois têm efeito tônico sobre nervos, coração e circulação, promovendo a irrigação de cérebro, pele e tecidos, bem como da estrutura das células.
10. Elementos amargos ajudam no emagrecimento, visto que regulam o apetite e aumentam a sensação de saciedade.
Verduras e saladas que contêm muitos elementos amargos: Brócolis / Chicória / Agrião / Dente-de-leão / Radicchio / Rúcula / Couve de Bruxelas
As plantas amargas mais importantes, de acordo com a Santa Hildegard von Bingen:
TRIGONELA no caso de falta de apetite
SEGURELHA ajuda a digestão, flatulência
GENCIANA Problemas estomacais e intestinais
GENGIBRE Problemas estomacais e intestinais, enjoo, arrotos, fraqueza geral, levanta a moral
MELISSA Problemas estomacais e intestinais, nervosismo, problemas cardíacas, Cansaço mental
COENTRO Fortalecimento do estômago
CALÊNDULA Problemas estomacais e intestinais, inflamações
SÁLVIA Problemas estomacais e intestinais, calor interno, transpiração
MILEFOLIO Acidez, sensação de estufado, inflamações
CENTÁUREA MENOR Problemas estomacais e intestinais, problemas de vesícula, arrotos ácidos
LOSNA Problemas estomacais e intestinais, arrotos ácidos, flatulência, depressões
Os elementos amargos são remédios e alimentos universais e nunca foram tão importantes e necessários como hoje. O homem come demais, ingere gordura demais e sobre tudo faz uso exagerado de açúcar. A consequência é o aumento de doenças oriundas da nossa civilização. O caminho para o bem-estar físico e espiritual inclui sempre os elementos amargos que regulam o apetite, proporcionam uma digestão saudável e protegem o organismo de super acidez e inúmeros outros distúrbios.
*******
Antibióticos Naturais (continuação)
Cebola – Todo o organismo pode tirar proveito do efeito estimulante da cebola. Todos os órgãos digestivos e as glândulas do corpo são estimulados, a acumulação de água é eliminada e o coração aliviado. O colesterol é abaixado, prevenindo assim a arteriosclerose e o enfarto. Assim, representa também um bom coadjuvante no caso de diabetes.
Aquecendo a cebola, ela perde uma grande parte de seu poder de cura; entretanto, torna-se mais tolerável para pessoas com um estômago delicado. Cebolas cruas matam micróbios no estômago e no intestino, promovem as bactérias saudáveis no intestino e melhoram – pelo estímulo da vesícula – a digestão em geral.
Também na área de rins e bexiga, as cebolas desenvolvem um grande poder de cura, aniquilando ou bloqueando os germes que provocam infecções. Isso é também importante para a purificação do sangue.
Não devemos esquecer o efeito benéfico da cebola no caso de problemas dos órgãos respiratórios. O suco de cebola promove a expectoração e a secreção mucosa. A cebola está sendo empregada com sucesso também no caso de resfriados, gripe, inflamações de garganta e sinusite.
A cebola e o alho ajudam também no combate ao câncer.
Um tratamento intensivo com cebola pode ser feito com um extrato alcoólico do tubérculo: Picar bem fino uma cebola fresca e misturá-la em ¼ de litro de álcool de 70 %. Deixar descansar 10 – 14 dias, decantar e espremer os pedacinhos de cebola.
Além disso, pode passar o líquido ainda num filtro de café para eliminar partículas flutuantes. Tomar 4 colheres de chá por dia em um pouco de água.
(continua na próxima semana)
VOCÊ SABIA: que a construção de casas “inundadas de sol” pode ajudar na prevenção de muitas doenças e aumentar o nosso bem-estar? Que antes da introdução de antibióticos, a luz do sol foi usada com grande sucesso na aceleração da cura de feridas? Que a luz artificial significa forte estresse para o corpo? Que o provérbio diz: “a casa ensolarada não precisa de médico”?
Leia também: