No final da tarde desta quinta-feira, 02, o SAAE Ambiental de Águas de Lindoia fez uma postagem em suas redes sociais comunicando o aumento do período de desabastecimento de água na cidade. Segundo a autarquia a medida deve-se a pouca quantidade de chuva dos últimos dias.
O SAAE informou também que os dois reservatórios da cidade operam em baixa: A ETA 1, no Centro, Lago do Cavalinho Branco está com 15% de sua capacidade e a ETA 2, no Jaboticabal, Kalil, está com 20% de sua capacidade. Segundo o comunicado, as chuvas não foram suficientes para aumentar significativamente o volume de água que entra nos reservatórios do município.
“Com isso, o SAAE Ambiental será obrigado a ampliar o horário de desligamento das estações de tratamento de água do município (veja na imagem). Caso o retorno da água em sua residência demore mais que quatro horas além do horário de religamento das estações, entre em contato com o SAAE Ambiental e informe a situação para que nossa equipe faça uma verificação”, destaca a nota informativa divulgada.
Novo Cronograma de desabastecimento de Água (Racionamento):
Centro, Bela Vista, Jardim Meridien, Barreiro, Nova Lindoia, Assumpção, Parque das Fontes, Mirante, Jardim Monte Alegre e Moreiras
Horário de religamento: 7 horas
Horário de desligamento: 16 horas
Francos, Casas Populares, Jaboticabal e Jardim Europa
Horário de religamento: 7h
Horário de desligamento: 20h
O telefone do SAAE Ambiental para esclarecer dúvidas é: (19) 3924 8150.
Entenda o caso
Após muitas reclamações dos moradores de Águas de Lindoia devido o desabastecimento de água frequente, na tarde de sábado, dia 21 de agosto, o SAAE Ambiental de Águas de Lindoia publicou uma nota explicativa sobre o racionamento de água na cidade, informando os motivos dos cortes no fornecimento.
Segundo a autarquia, a falta de chuvas é preocupante e as previsões apontam para a pior estiagem em 91 anos no país. De acordo com os técnicos do SAAE , de janeiro a julho deste ano choveu quase 40% a menos que no mesmo período do ano passado – sendo que nos últimos oito meses de 2020 foi registrada pouca intensidade de chuvas.
Em um pouco mais de 10 dias, o limite dos reservatórios da cidade tiveram queda considerável. Os dois reservatórios do município no dia 21 estavam em estado de atenção: o do Kalil estava com 35% da capacidade, e agora está com 20% enquanto a Represa do Cavalinho Branco operava com 20% e caiu para 15%.
Foto: Divulgação TDA
Veja também: