Ícone do site Tribuna das Aguas

Lindoia comemora dia de N. Sra. das Brotas, a Padroeira

A cidade de Lindoia nesta quarta-feira, dia 08,  está em festa com a celebração do Dia da Padroeira, Nossa Senhora das Brotas.

Segundo relatos históricos, a imagem de Nossa Senhora chegou a Lindóia vinda de Portugal, onde era venerada por ser medianeira de um milagre. Foi trazida pelos primeiros habitantes desta terra numa singela imagem de madeira, colocada em uma capela no lugar mais alto do vilarejo chamado primeiramente de Brotas do Rio do Peixe.

Lindóia era uma região onde existia muitas nascentes de água, comumente chamada de brotas, por esse motivo, fez-se um paralelismo com as “brotas” de Portugal e as “brotas” no Brasil.

Com a presença da Virgem Mãe, os obstáculos de uma terra inóspita vão sendo removidos e a devoção aumenta. Em 30 de abril de 1891, padre João Baptista Belifante com doações dos devotos de Nossa Senhora das Brotas, dá início a construção de uma capela maior, ainda sem a torre, para atender ao abundante fluxo de romeiros no vilarejo, por conta dos muitos milagres atribuídos a Mãe de Deus.

As graças abundantes da Senhora das Brotas aumentaram, chegando a igreja possuir na década de 1930, uma sala onde eram colocados os ex votos dos agraciados pela sua intercessão. Nesta sala se encontravam muletas, réplicas de partes do corpo humano como pés, braços, mãos, entre outros objetos.

É no mesmo local da antiga capela que se encontra hoje, a atual Igreja Matriz de Nossa Senhora das Brotas, que foi reconhecida como paróquia em 10 de março de 1898.

Datas importantes na história da Paróquia:

1948 – Por ocasião do cinquentenário da Paróquia, foi erguido na praça da Matriz um monumento com a imagem da Padroeira, com a inscrição “Posuerunt me custodem”, que quer dizer “Constituíram-me Padroeira”.

1955 – Encontrada, pelo Vigário Pe. Alberto Velloni, em uma capela, no Bairro dos Costas, a antiga imagem entalhada em madeira de Nossa Senhora das Brotas e até hoje ela está exposta em destaque na Igreja Matriz.

Década de 1980 – a Igreja Matriz passou por reformas que a deixaram com a atual configuração interior.

1998 – Comemorou-se com grande solenidade o centenário da Paróquia.

Década de 1990 – vieram para trabalhar na Paróquia as Irmãs de Nossa Senhora das Dores, exercendo seu fecundo apostolado até o início do ano de 2005. O povo de Lindóia enfrentou um período bastante longo e sofrido, permanecendo por praticamente vinte anos sem um sacerdote residente, sendo administrada então pelos párocos de Águas de Lindóia.

Dezembro 2004 – tomou posse como administrador paroquial, o padre Tadeu Francisco Bonetti.

2012 – Após 114 anos, pelas mãos do então padre Carlos, todos os devotos de Nossa Senhora das Brotas tiveram o privilégio de levar para sua residência uma réplica da imagem da Senhora das Brotas.

Fotos: Divulgação / Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/09/07/covid-lindoia-tera-vacinacao-de-12-anos-ou-mais-nesta-quinta/

Sair da versão mobile