Ícone do site Tribuna das Aguas

Mais de 870 escorpiões foram retirados do cemitério em Serra Negra

A Vigilância em Saúde Ambiental de Serra Negra capturou 873 escorpiões amarelos (Tityus Serrulatus) da área do Cemitério Municipal Jardim da Saudade durante o mês de outubro de 2021. Ações de busca e captura ocorrem sempre no período da noite, uma vez que esse animal tem hábitos noturnos.

Segundo a Secretaria de Saúde, o trabalho tem como objetivo controlar a população, evitando que os animais, ameacem moradores vizinhos.

“Procuramos sempre diminuir a infestação de forma mecânica no cemitério. Depois de coletados, os escorpiões são acondicionados em local adequado na sede da Vigilância”, explicou o coordenador da equipe Sandro Robbi.

Posteriormente os escorpiões são encaminhados ao Instituto Butantan, em São Paulo, para a produção de soro antiescorpiônico.

Finados

A Prefeitura de Serra Negra informou também nesta quinta-feira, dia 28, que o Cemitério Municipal Jardim da Saudade permanecerá aberto todos os dias do final de semana prolongado por feriados, entre 28 de outubro e 2 de novembro das 7h às 17h.

A iniciativa segundo a Administração Municipal tem como objetivo dar comodidade aos cidadãos, possibilitando que se possam homenagear seus entes que partiram sem aglomeração.

Por determinação do Prefeito Elmir Chedid (DEM), o cemitério passou por manutenção com limpeza e pintura.

Além disso, a Vigilância em Saúde Ambiental faz incursões periódicas no cemitério, em busca de escorpiões para minimizar os riscos de acidentes com esses peçonhentos.

A busca e captura é feita periodicamente, de acordo com programação previamente elaborada pela Vigilância em Saúde Ambiental.

Medidas de prevenção para evitar acidentes com escorpiões

Para evitar a proliferação dos escorpiões:

Fotos: Divulgação / PMSN

Veja também:

 

 

Sair da versão mobile